VIDA URBANA
Universidade de idosos de CG suspende atividades por conta do coronavírus
Medida visa proteger os idosos que estudam na instituição e passa a valer na segunda-feira (16).
Publicado em 13/03/2020 às 16:41 | Atualizado em 13/03/2020 às 17:43
As atividades da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), em Campina Grande, ficarão suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (16), como forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus. Com exceção da UAMA, o funcionamento das demais atividades previstas no calendário acadêmico da UEPB segue sem alterações até o momento.
De acordo com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que administra a UAMA, a medida visa proteger os idosos que estudam no local, já que eles são mais suscetíveis à doença. No comunicado, a instituição também informou que está monitorando, junto aos órgãos de Vigilância Sanitária, a situação da pandemia do novo coronavírus e pode indicar alterações na rotina institucional geral.
A instituição realizou ainda uma solicitação emergencial de compra de álcool em gel para que a higienização de alunos dos cursos de saúde, como enfermagem e farmácia, que possuem contato direto com pacientes das clínica escolas, seja mais frequente. De acordo com a Pró-reitora de gestão administrativa, Eliana Maia, a instituição recomendou o reabastecimento contínuo de sabão em todos os banheiros dos campi, e os funcionários de serviços gerais também foram orientados a aumentar a limpeza dos corrimãos das escadas e de outros locais de fácil acesso.
Um Grupo de Trabalho foi criado para tratar de assuntos relacionados ao novo coronavírus, e a situação de quatro estudantes que estão na Espanha pelo Programa Mobilidade Internacional (PROMIN) da instituição está sendo frequentemente monitorada. Conforme a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRi), os alunos têm sido contatados frequentemente tanto por eles quanto pela Universidade de Granada.
Outras universidades
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou algumas restrições iniciais para prevenir uma possível proliferação da doença nos campi da instituição. O processo seletivo do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi), que previa 138 vagas de intercâmbio para 33 universidades do exterior, foi suspenso temporariamente. A instituição também recomendou que professores, estudantes, pesquisadores e funcionários evitem viagens à países que declararam surto do novo coronavírus, e criou uma comissão responsável por coordenar ações referentes ao coronavírus, formada por professores do Centro de Ciências Médicas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) esteve em Brasília na quinta-feira (12) para uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, a Andifes, onde tratou de assuntos referentes à Covid-19.
Coronavírus na Paraíba
Chegou a 13 o número de casos notificados pela Secretaria de Estado da Saúde como suspeitos de coronavírus na Paraíba, nesta sexta-feira (13). São três a mais do que foi registrado no último boletim divulgado pelo órgão, nesta quinta-feira (12). Os novos casos são dois homens e uma mulher, moradores de João Pessoa. Os três estão em isolamento domiciliar. Até o momento, 19 casos já foram notificados como suspeitos de coronavírus no estado. Desse total, seis casos foram descartados. A Paraíba continua com nenhum caso confirmado.
Comentários