icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UPA do Valentina realiza 800 atendimentos

Na primeira semana de funcionamento, a UPA do Valentina foi procurada até por quem tem plano de saúde.

Publicado em 29/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 11:01

Após a primeira semana do início das atividades, a Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, a UPA do bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa, realizou cerca de 800 procedimentos de urgência e emergência, a maioria decorrente de hipertensão (pressão alta), diabetes, glicemia alta, mal-estar e por doenças respiratórias (principalmente crises asmáticas), dores moderadas a forte intensidade, cefaleia, dor lombar e torácica. Funcionando 24 horas por dia, durante toda a semana, a unidade de saúde tem sido procurada até por quem tem plano de saúde.

É o caso de Elaine Jaimarri Félix, 35 anos, que procurou atendimento na UPA Valentina depois de mais uma crise de cálculo renal. Convivendo com o problema há mais de 20 anos, ela conta que tinha que procurar hospitais particulares com a cobertura do seu plano de saúde, todos no Centro, pela falta de uma unidade de saúde do porte da UPA em seu bairro. “Moro no Valentina, mas trabalho em Mangabeira. Como abriu a UPA, preferi vir aqui, que é perto da minha casa, a ir para o Centro, me acabando de dor. Ainda bem que fui muito bem atendida e rápido”, comenta.

Nos casos de menor gravidade, a média de atendimento até a liberação é em torno de três horas. A idosa Josefa Pereira dos Santos, 81 anos, moradora do Colinas do Sul, que é diabética e hipertensa, foi uma das que foi beneficiada com a agilidade no atendimento. A filha, Ana Maria Pereira, disse que assim que chegaram na UPA Valentina foram logo atendidas e a mãe medicada. “Em pouco tempo já recebemos os primeiros atendimentos e logo minha mãe foi liberada. A demora foi só para que a pressão dela baixasse, já que nem todo medicamento pode ser aplicado nela”, conta.

Para a diretora da UPA Valentina, Najara Nádia Rodrigues Correia de Oliveira, o resultado após a primeira semana de funcionamento da UPA Valentina é positivo. “A gente já esperava que a procura seria pequena, já que estamos apenas começando e boa parte da população ainda não tem conhecimento de que estamos funcionando e que tipo de atendimento oferecemos. Mesmo pouco divulgado, achamos que superamos nossas expectativas”, explica.

Segundo Najara Nádia, a capacidade diária de atendimento da Unidade no Valentina é de 400 atendimentos. “Temos uma equipe profissional super qualificada e pronta para atender casos em diferentes níveis de gravidade com eficiência e rapidez. Nossa capacidade semanal é grande e acreditamos que em breve, quando houver uma maior divulgação, consigamos melhor aproveitar este equipamento tão moderno”, afirma.

Uma das responsáveis pela triagem dos pacientes para avaliar a classificação de risco, a enfermeira Luana Lígia Fonseca disse que a maioria dos casos são de menor grau e rapidamente resolvidos pelos profissionais da UPA. “Apenas casos de maior gravidade que encaminhamos, através da assistência social, para outras unidades, como o Hospital de Trauma de Valentina ou o Santa Isabel. Os demais temos conseguimos solucionar aqui mesmo”, afirma.

ESTRUTURA

Um total de 300 servidores compõem os quadros da UPA do Valentina, entre médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos de diversas especialidades. A expectativa da diretora da Unidade é que cerca de 200 mil pessoas que residem na zona sul da capital sejam beneficiárias diretas com o atendimento especializado na UPA Valentina, a segunda instalada em João Pessoa. A primeira posta em funcionamento é a UPA Oceania, no bairro do Bessa.

A UPA Valentina conta com seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade ainda possui 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp