VIDA URBANA
UPA supera 24 mil atendimentos feitos
Com uma média de mais de 268 atendimentos por dia, Unidade de Ponto Atendimento (UPA) de CG já superou os 24 mil atendimentos em três meses.
Publicado em 21/08/2012 às 6:00
A Unidade de Ponto Atendimento (UPA) porte três de Campina Grande completa 3 meses de funcionamento e já superou mais de 24 mil atendimentos dentre as áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria. Com uma média de mais de 268 atendimentos por dia, a unidade médica já recebeu 19.086 pacientes de Campina Grande e 5.091 pessoas oriundas de cidades vizinhas, que utilizaram o serviço de pronto-atendimento geral, leitos de internação, incubadoras para transferência de bebês, sala para exames de raio X e diagnóstico.
Esses números chegaram a surpreender o coordenador de urgências do município, Antonio Henriques, que apesar de classificar como “muito acima do esperado” a quantidade de pacientes tratados, garantiu que o número da unidade tem superado o que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A recomendação para os atendimentos nessas unidade é que 95% dos casos sejam solucionados. Só que nós atingimos 97%, o que comprova que a Unidade de Ponto Atendimento vem dando resultado, apesar de ter uma procura acima do esperado de pacientes de outras cidades”, disse.
A quantidade de pessoas de municípios vizinhos representa quase 25% do total de atendimentos da Unidade de Ponto Atendimento e chegou a preocupar o coordenador, que admitiu que as primeiras medidas que devem ser feitas apontam para que esses pacientes sejam atendidos em suas cidades e caso apresente um quadro mais complexo é que devem procurar outras unidades que ofereçam um serviço especializado.
“A quantidade de pessoas que poderiam ser primeiramente atendidas em suas cidades é grande, o que ajudaria para uma diminuição no número de pessoas que precisam dos serviços da UPA”, acrescentou Antonio Henriques.
Ainda de acordo com o relatório apresentado pela unidade, apenas 2% dos pacientes recebidos pela UPA são encaminhados para hospitais.
OUTRA UNIDADE
Sobre o projeto de construção de outra Unidade de Pronto Atendimento em Campina Grande, que deverá ser construída no bairro da Dinamérica, Antonio disse que a proposta está em fase de elaboração arquitetônica e que, por enquanto, ainda não há previsão para o início das obras da unidade, que será de porte dois e contará com quatro médicos plantonistas.
Comentários