VIDA URBANA
UPAs, hospitais e Samu estarão de plantão durante as festas de fim de ano
Já serviços de atendimento da Atenção Básica, que incluem as USF e os Distritos Sanitários, estarão funcionando apenas até amanhã (23).
Publicado em 22/12/2015 às 17:31
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais municipais, como Instituto Cândida Vargas (ICV), Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma) e Hospital Municipal do Valentina (HMV), estarão de plantão para durante o fim de ano em João Pessoa.
Já os serviços de atendimento da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que incluem as Unidades de Saúde da Família (USF) e os Distritos Sanitários, estarão funcionando apenas até esta quarta-feira (23), retornando na próxima segunda-feira (28).
O gerente da Atenção Básica da SMS, Gilliard Abrantes, explica que os serviços da Atenção Básica têm esse horário diferenciado porque seguem a determinação de ponto facultativo. “A Atenção Básica funciona de segunda a sexta-feira e durante essas datas comemorativas segue a determinação de ponto facultativo e feriado, assim como os outros serviços da prefeitura”, afirma.
Rede hospitalar
É um serviço que garante assistência nos casos de média e alta complexidade aos usuários do SUS. Conta com quatro hospitais, apresentando uma capacidade instalada de mais de 550 leitos clínicos e 86 leitos de UTI e isolamento.
Além dos atendimentos em urgências e emergências, as unidades que compõem a rede hospitalar realizam ainda cirurgias, tratamentos, exames, consultas e acompanhamentos nas mais diversas especialidades. A rede é composta pelo Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma), Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e Hospital Municipal Valentina (HMV).
Rede pré-hospitalar
A rede de atendimento pré-hospitalar de João Pessoa se estrutura a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tem como objetivo realizar o socorro na Capital e Região Metropolitana.
Além do Samu, as UPAs também dão suporte na rede pré-hospitalar realizando atendimentos de média complexidade e desafogando os hospitais de maior complexidade. Na UPA, são atendidos casos como febre, dores de cabeça, dores abdominais, dor lombar, dor torácica, desconforto respiratório, sangramentos, intoxicações, desmaios, diarreias, taquicardias, afogamentos, alergias cutâneas, convulsões, descompensação diabética, entre outros.
Comentários