icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UPS garante mais segurança

Pontos críticos do bairro de Jaguaribe foram mapeados pela Polícia Militar, que vem atuando ostensivamente no bairro.

Publicado em 04/10/2012 às 6:00


A presença da polícia tem reduzido crimes e aumentado a sensação de segurança nos moradores do bairro Jaguaribe, em João Pessoa, após a instalação de uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) há uma semana. Um mapeamento realizado pela Polícia Militar (PM) constatou que os crimes mais praticados no bairro são assaltos, furtos e tráfico de drogas.

As rondas constantes da PM são feitas em locais pré-determinados, onde há maior ocorrência de crimes. Um dos pontos elencados são as ruas que dão acesso ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB), local escolhido por assaltantes para abordar estudantes que seguem para aulas. De acordo com o cabo Josivan Cupertino, as viaturas passam constantemente pelo local para garantir a segurança dos estudantes.

Outro ponto considerado crítico são as ruas paralelas à avenida Capitão José Pessoa, onde uma equipe da UPS apreendeu 102 pedras de crack. “Havia um tráfico constante de drogas nessa região, mas como nós fazemos rondas constantemente não proporcionamos espaço para que os traficantes continuem vendendo drogas”, destacou o cabo Josivan, acrescentando que o Mercado Público do bairro também recebe atenção especial, principalmente na quarta-feira, quando ocorre a feira. No local, os idosos eram os alvos preferidos dos bandidos.

Porém, o perigo se esconde na antiga comunidade 'Paulo Afonso', onde o tráfico de drogas ainda preocupa a polícia. “O tráfico era mais acentuado, mas está cessando. Quando a viatura sai da comunidade, um trio de motos chega para fazer rondas e dessa forma não damos espaço para o tráfico,” garantiu o cabo Josivan.

Na manhã de ontem, durante rondas, os policiais flagraram um estudante de 16 anos portando um dólar de maconha. O garoto havia comprado a droga na comunidade e ainda tentou se livrar do entorpecente ao ser abordado pela polícia, porém não obteve êxito. A filosofia adotada pela Polícia Solidária, além de aproximar a polícia da população aborda a prevenção ao consumo de droga. “Eu vou orientá-lo sobre os riscos de consumir drogas e sobre a destruição que ela causa na vida de uma pessoa. Vou deixá-lo na base e se ocorrer novamente, nós faremos o procedimento padrão”, explicou o cabo Josivan. Segundo o militar, as apreensões de droga no local são constantes.

Os moradores do bairro estão satisfeitos com a modalidade diferenciada de policiamento. Marcelo Ribeiro trabalhava com medo, após ter sido assaltado três vezes. “Hoje está bom, tem polícia direto na base. Só esperamos que continue assim e que a polícia faça rondas em todo o bairro,” disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp