VIDA URBANA
Vacina contra a poliomielite já está disponível na Paraíba
Doses da vacina já foram disponibilizadas nas regionais e nos distritos de saúde. Expectativa do Estado é vacinar 450 mil crianças com até cinco anos de idade, incluindo recém-nascidos.
Publicado em 10/06/2009 às 9:31
Do Jornal da Paraíba
O Dia “D” da campanha contra a poliomielite será no dia 20 de junho, mas as doses da vacina já foram disponibilizadas nas regionais e nos distritos de saúde de toda a Paraíba. De acordo com o chefe do núcleo de imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Walter Albuquerque, o Estado recebeu 450 mil doses de vacina. A expectativa, segundo ele, é de vacinar cerca de 450 mil crianças com até cinco anos de idade, incluindo recém-nascidos.
A assessoria de imprensa da SES informou que logo que recebeu as vacinas, fez o repasse às doze distritais: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.
“O objetivo é que os pais procurem logo os postos de saúde para vacinar os filhos pequenos”, disse. O slogan da campanha deste ano é “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”. O objetivo é manter a erradicação da paralisia infantil no Estado e, consequentemente, no país.
Em João Pessoa, a vacina pode ser encontrada em uma das 186 Unidades de Saúde da Família (USF), além de 26 postos móveis, localizados em pontos de estratégicos com muito movimento, a exemplo de shoppings, supermercados e o Terminal de Integração.
A dona de casa Paula Francinete Gomes não perdeu tempo e levou o filho de quatro anos e meio para tomar a dose da vacina, na Unidade de Saúde da Família Nova Conquista, localizado no Alto do Mateus, na capital. “Achei melhor vir logo para garantir a vacina e não ter de enfrentar fila nos últimos dias da campanha”, destacou.
Devem ser vacinadas todas as crianças até cinco anos de idade, inclusive recém-nascidos. A única orientação é para crianças que apresentem sintomas como diarreia, febre, vômito, imunodepressão ou tenha reação alérgica a algum componente da vacina. Nesses casos, a vacina deve ser tomada em outro momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Comentários