VIDA URBANA
Vacina contra a rubéola ainda é oferecida neste sábado
Vacina está disponível em Unidades de Saúde da Família e postos móveis em todo o estado. Governo percebeu que ainda há grande rejeição dos homens, que também precisam ser imunizados.
Publicado em 30/08/2008 às 15:40
Da Redação
Com Secom-PB
Quem ainda não foi vacinado contra a rubéola ainda pode ser imunizado. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, mobiliza os 223 municípios paraibanos neste sábado (30) para o Dia D de mobilização contra a rubéola. A vacinação acontece até as 17h nas Unidades de Saúde da Família (USF) e em postos móveis instalados em hospitais e shoppings.
A campanha foi iniciada há pouco mais de 20 dias. Neste período, foi constatada resistência dos homens paraibanos em se vacinarem contra a doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, o mais agravante é que do surto registrado em 2007 na Paraíba, 67% dos casos foram da classe masculina na idade de 20 a 39 anos.
Para Valter Albuquerque, Chefe do Núcleo de Imunização da SES, não adianta as mulheres fazerem a sua parte e os homens não, pois o vírus continuará circulando, e dessa forma, jamais será eliminado. "Se não tivermos contra-partida das pessoas do sexo masculino, elas continuarão prejudicando aqueles que estão ao seu redor, como as mulheres, filhos, netos, amigos, entre outros", destaca.
De acordo com dados do núcleo de Imunização da SES, mais de 667 mil pessoas foram vacinadas contra a doença no Estado. Desse montante, 64,34% são mulheres e apenas 46,22% são homens.
Comentários