icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vale dos Dinossauros pode virar um Parque Nacional

Proposta é do deputado federal Leonardo Gadelha, e já se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.

Publicado em 18/02/2012 às 6:30


Um projeto que está em tramitação na Câmara de Deputados em Brasília pode transformar o Vale dos Dinossauros em Sousa, Sertão paraibano, em Parque Nacional. Pelo menos é essa a proposta do deputado Leonardo Gadelha, que após apresentar o documento ao legislativo, enviou o texto para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e, caso aprovado, passará ainda pela Comissão Temática de Turismo, e só depois entrará em votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Caso a proposta passe por todas essas fases, e seja sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, dentro de um ano e meio o local que abriga os registros de animais pré-históricos na Paraíba passará a ter melhores condições de serviços e preservação.

Com uma área correspondente a mais de 1.730 km quadrados, a situação atual do Vale vem causando preocupação, já que nos seus 14 anos de funcionamento o local não recebeu nenhuma ação de revitalização, além de estar com praticamente todo seu patrimônio deteriorado devido à ação do tempo que tem sido um forte adversário contra a preservação da história.

“Com a criação do Parque Nacional nós mudaremos toda a estrutura que já existe. Primeiro, há algumas prerrogativas que serão respeitadas, como a desapropriação das terras, já que há locais que estão dentro da área do parque, mas que não estão incluídas em seu contexto geral. Haverá também uma mudança na administração, que passará a ser autônoma e não mais a cargo da Sudema”, explicou Leonardo, que estipulou o prazo máximo de três anos para que o parque seja criado.

Sem orçamento inicial previsto, Gadelha afirmou que os investimentos para a revitalização do sítio arqueológico, como também a criação de serviços para os visitantes passarão a acontecer apenas com a liberação de emendas dos parlamentares paraibanos, que segundo o legislador, já sinalizaram positivamente para recuperarem o local.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp