icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Validade da carteira de estudante de 2010 é prorrogada pelo Procon

Em nota publicada na quarta-feira (3), o órgão determinou que a validade do documento se estenderá até o dia 31 de agosto. Cerca de 50 mil estudantes ainda não receberam novas carteiras.

Publicado em 04/08/2011 às 8:26

Juliana Lichacovski e Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba

O prazo de validade das carteiras estudantis emitidas em 2010 foi prorrogado mais uma vez pelo Procon Estadual. Em nota publicada na quarta-feira (3), o órgão determinou que a validade do documento se estenderá até o dia 31 de agosto.

A decisão, segundo o consultor jurídico do Procon Estadual, o advogado Mário Soares, visa à proteção dos direitos de cerca de 50 mil estudantes que ainda não receberam o documento em função de um impasse jurídico entre as entidades que confeccionam as carteiras estudantis.

De acordo com ele, este ano, o Governo do Estado decretou a ampliação do número de entidades responsáveis pela confecção das carteiras estudantis, incluindo os Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) e os Diretórios Acadêmicos (DAs) das universidades.

No entanto, destacou ele, mesmo com a garantia do governo, as carteiras confeccionadas por essas entidades não puderam ser seladas pelos órgãos competentes. “Existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre outras entidades para a selagem das carteiras e ele não contempla os DCEs e Diretórios Acadêmicos”, explicou o advogado.

Ele ressaltou, porém, que o Procon já entrou com uma ação na Justiça para revogar o referido TAC e incluir as entidades estudantis também no que se refere à emissão do documento. “Estamos aguardando apenas uma posição do juiz responsável para que esse impasse seja resolvido e os estudantes possam receber suas carteiras”, disse, lembrando que até lá, a única ferramenta do Procon é estender o prazo de validade das carteiras 2010.

Atualmente, as entidades autorizadas a confeccionar e selar as carteiras de estudante, de acordo com a assessoria do Procon Estadual, são a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Estadual dos Estudantes da Paraíba (UEE). As demais foram autorizadas através de decreto assinado pelo governo do Estado, em maio deste ano, a confeccionar o produto, mas não receberam permissão para colocar o selo. Ainda este mês, deve acontecer uma reunião para resolver esse impasse no Procon Estadual.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp