VIDA URBANA
Vândalos depredam ônibus e terminal
Vândalos invadem e depredam terminal de integração em Campina Grande; administração irá abrir processo contra os suspeitos.
Publicado em 26/06/2012 às 6:00
Desde o início do São João de Campina Grande, parte da população que precisa se deslocar à noite em ônibus coletivos estão flagrando atos de vandalismo contra os transportes e o próprio Terminal de Integração, localizado no Centro da cidade.
Até ontem, 20 ônibus foram depredados e o Terminal de Integração atacado duas vezes. Na madrugada de ontem, mais uma vez os vândalos se apropriaram do local, quebraram banheiros e danificaram cercas, tudo isso depois de pularem a catraca de acesso.
O “quebra quebra” do terminal aconteceu entre as 4h30 e as 5h de ontem, e de acordo com a gerente de Fiscalização e Transportes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Marília Santiago, não havia a presença de policiais no momento da ação. “Desde o início do São João, essas depredações estão acontecendo nos ônibus coletivos e agora no terminal. É uma situação complicada e nós vamos tentar encontrar os culpados”, contou. Segundo informações da gerente, os suspeitos pularam a catraca que dá acesso ao terminal de integração e começaram a depredar o patrimônio.
Ela também informou que todo o banheiro masculino foi quebrado e que não há condições de uso, pelo menos por enquanto. Além disso, parte da grade lateral do local foi arrancada. “Já tiramos fotos de tudo o que foi depredado e, junto com as imagens feitas pelas câmeras, vamos abrir um processo contra os suspeitos”, contou. A gerente contou que ainda não tem estimativa do valor do prejuízo. O administrador da Empresa Idalino Transportes LTDA, que faz a linha para o distrito de São José da Mata, Eduardo Idalino, informou que dois dos seus ônibus foram destruídos parcialmente, nas últimas semanas.
“Retiraram as câmeras, quebraram vidros das janelas, danificaram portas. Infelizmente a gente não tem muito o que fazer a não solicitar os serviços da polícia, como já fizemos”, lamentou.
De acordo com ele, o perfil do grupo, com cerca de 10 pessoas, é de jovens do sexo masculino que acessam os ônibus no terminal e que acabam descendo antes da parada final. O Sitrans enviou uma nota oficial à STTP e ao Ministério Público, informando sobre o vandalismo que acontece durante as madrugadas. O órgão solicitou a interrupção da prestação dos serviços em horários especiais.
O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Souza Neto, explicou que por causa da grande multidão registrada no último final de semana, a segurança realizada pelos policiais dentro do terminal teve que ser desviada para dentro do Parque do Povo.
“Tivemos que optar pela segurança das pessoas no Parque do Povo e para isso foi preciso desativar o posto que fica na integração. Infelizmente, os vândalos se aproveitaram desse momento”, explicou o comandante.
Comentários