icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Veja como consultar saldo do FGTS de contas inativas

O calendário de saques será divulgado em fevereiro; previsão é que o dinheiro seja liberado em março.

Publicado em 25/01/2017 às 11:00

Com o anúncio de que os trabalhadores podem sacar saldos de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), muitas dúvidas surgem. Uma delas é como saber o valor que o trabalhador tem a receber. O JORNAL DA PARAÍBA preparou um passo a passo sobre como consultar o extrato das contas inativas. Uma conta inativa é aquela que foi finalizada até 31/12/2015. O calendário de saques do FGTS será divulgado em fevereiro de 2017 e a previsão é que o dinheiro seja liberado entre março e junho de 2017.

Como consultar o saldo do FGTS



Pela internet
O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa Econômica Federal ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por email.



No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

Pessoalmente
O trabalhador pode fazer a consulta presencialmente no balcão de atendimento das agências da CEF ou nos posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão e a senha.

Saques começam em 13 de março

A liberação do saldo de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai começar no dia 13 de março. Até o dia 31 de julho, todos os brasileiros que têm dinheiro nessas contas poderão fazer o resgate do montante acumulado nos anos de serviço.

O governo espera que 15 milhões de pessoas realizem os saques. Ao todo, R$ 30 bilhões devem entrar em circulação na economia brasileira com a medida, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de bens e serviços produzidos no país). Oficialmente, o presidente Michel Temer disse que não haverá restrição para os saques.

O governo já decidiu também que os trabalhadores serão chamados segundo a data de aniversário. Em março, terão o direto de sacar o FGTS de contas inativas as pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro. Nos quatro meses seguintes, seriam liberadas as contas das demais pessoas, em etapas, de acordo com o mês de nascimento.

Pagamento em lotéricas

Para facilitar a logística, a Caixa estuda creditar os valores que ficarão disponíveis para aqueles trabalhadores que têm conta no banco. E, para auxiliar o pagamento de valores menores, o banco estuda fazer os repasses por meio de correspondentes bancários, como as casas lotéricas.

Atualmente, há 18,6 milhões de contas inativas no FGTS. O saldo delas é de R$ 41 bilhões. Serão beneficiados com os saques todos os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até o fim de 2015. A medida não vale para pessoas que permanecem no mesmo emprego, mas têm conta inativa porque a empresa mudou de CNPJ.

O governo espera que, com a liberação desses recursos, haja não apenas a regularização de dívidas das famílias, mas um aquecimento dos setores de comércio e serviços. Isso pode melhorar a previsão de crescimento para o ano que vem.

A previsão dos analistas do mercado financeiro é que o Brasil crescerá apenas 0,5% neste ano. No fim do ano passado, essa estimativa estava em queda, e o governo procurava medidas para reverter o pessimismo em relação à economia brasileira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp