icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Veja as opções de lazer no feriado da República em JP e CG

Além de praias, áreas verdes, igrejas, parques, há eventos culturais pagos e gratuitos na cidade.

Publicado em 14/11/2019 às 18:45 | Atualizado em 15/11/2019 às 14:00


                                        
                                            Veja as opções de lazer no feriado da República em JP e CG
Francisco Franca

Quem busca opção de lazer no feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), João Pessoa  e Campina Grande oferecem diversas opções de lazer e entretenimento para aproveitar a folga, que será prolongada pelo fim de semana. Além de praias, áreas verdes, igrejas, parques, há eventos culturais pagos e gratuitos nas cidades, para crianças e adultos.

>> Confira o que abre e fecha no feriado da República

Em João Pessoa

Parques

Para quem gosta de um maior contato com a natureza, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) é uma opção, mesmo ainda em obras. O Parque está situado numa área central da cidade, no bairro do Róger, com fácil acesso e dispõe de áreas para piqueniques, brincadeiras e caminhadas. O ingresso custa R$ 2, por pessoa, porém, crianças com até sete anos e idosos não pagam.

Outro opção de parque é o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, na Mata do Buraquinho, no bairro da Torre. O local é considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica natural em área urbana do Brasil. O horário da visitação é de terça à sábado das 8h às 16h30. Com os portões sendo fechados às 15h30. Para as atividades de trilha é obrigatório o uso de calças compridas e sapatos fechados.

Praia

Bem próximo da praia, no bairro do Altiplano, outra opção é visitar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Além de ser um dos pontos turísticos mais imponentes de João Pessoa, conhecido por sua beleza arquitetônica, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, lá o visitante poderá encontrar exposições de fotografia, pintura e arte. A entrada é gratuita.

Já quem prefere um banho de mar, as praias da orla são excelentes escolhas para aproveitar com os amigos e família. A previsão do tempo na Paraíba para este feriadão, de sexta-feira (15) a domingo (17), é de sol e poucas nuvens, variando 24°C a 31°C, no Litoral, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

>> Confira mais opções na Agenda Cultural 

Centro Histórico

Igrejas como Mosteiro de São Bento e São Francisco, localizadas no Centro Histórico, ambos com arquiteturas barrocas, proporcionam momentos espirituais inesquecíveis. Para quem busca conhecer mais da história de João Pessoa, a Casa da Pólvora e o Hotel Globo, é uma excelente escolha.

No coração da cidade, o Parque da Lagoa Solon de Lucena conta com 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate com padrão internacional, área para esportes radicais, com slackline e parede de escalada e é um ótimo local para levar a criançada. Além disso, recebeu um deck harmonizado com o Cassino da Lagoa, 35 mil metros quadrados de passeios pavimentados e ligados às quatro entradas do parque e 14 quiosques divididos em sete baterias, todas com banheiros públicos.

Mostra Walfredo Rodrigues

A segunda edição da Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, que começou nesta quinta-feira (14), com a exibição do documentário “Jackson: Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira, segue até o domingo com extensa programação.

A programação desta sexta-feira conta atividades no Hotel Globo - Painel “Coproduções e Oportunidades Internacionais”, das 9h às 12h, e curso “Como Apresentar Você e o Seu Projeto no Mercado”, das 14h às 17h. No Ponto de Cém Reis serão exibidos o curta 'A Ética das Hienas', às 19h30, e o longa 'Ambiente Familiar', às 20h. Haverá também uma sessão paralela dos dois filmes no Centro Cultural Mangabeira.

Ao todo, serão exibidos 18 filmes, a maioria produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, e também filmes convidados, como “Sob o Céu Nordestino” e “Pacarrete”, este último de Alan Debertone que conquistou vários prêmios no Festival de Cinema de Gramado, incluindo Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo –, e os curtas-metragens do projeto “Cinemando nas Escolas” (realizado pela Funjope) e da Escola de Cinema do Sertão.

Animacentro

Funciona em nove pólos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, Parque da Bica, Villa Sanhauá, a Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá, além do Casarão 34, com o fortalecimento de atividades já permanentes como o Sabadinho Bom. Entre os eventos culturais, destaque para concertos, apresentações de teatro, de dança e de circo, lançamentos de livro, recitais e exposições.


				
					Veja as opções de lazer no feriado da República em JP e CG
Monumento Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga Campina Grande (Foto: Leonardo Silva/Arquivo). Monumento Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga Campina Grande (Foto: Leonardo Silva/Arquivo)

Em Campina Grande

Açude Velho

Principal ponto turístico de Campina Grande, o Açude Velho oferta várias opções de lazer, para todos os públicos, como o Museu de Arte Popular da Paraíba e o Monumento Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, dois cartões postais da cidade, além dos restaurantes que ficam ao redor do Açude.

O Museu de Arte Popular da Paraíba, mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros, tem assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e é uma ótima opção de lazer em Campina Grande. O monumento arquitetônico esta localizado às margens do Açude Velho, que completa o passeio com uma boa caminhada.

Parque da Criança

Localizado na Avenida Dr. Elpídio de Almeida, o Parque da Criança dispõe de quadras de tênis, basquete, vôlei, campo de areia, pistas de corrida, bicicross e de skate, além de equipamentos de academia. Ainda há a opção de aulas de dança em uma tenda e quiosques já montados para grupos que desejam fazer um piquenique. A entrada é gratuita, mas é proibido levar animais e bicicletas para adultos.

Vila do Artesão

Aberta o ano inteiro e não apenas durante o mês de junho, a Vila do Artesão, na Avenida Almeida Barreto, bairro São José, funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h, com entrada gratuita. São 77 chalés com exposições de 300 artesãos. Os visitantes ainda têm opção de quatro restaurantes e lanchonetes que funcionam no local.

Pioneiros da Borborema

O Monumento é um ponto turístico bastante visitado em Campina Grande e representa o Índio, a Catadora de Algodão e o Tropeiro, e também fica às margens do Açude Velho, e do lado do Parque da Criança.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp