icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Venda de veículos apresenta sinais de recuperação da economia na Paraíba

Segundo a Fenabrave o número de carros novos licenciados na PB cresceu 7,46%.

Publicado em 30/09/2017 às 8:00

A venda de automóveis apresenta sinais de superação da crise econômica na Paraíba. O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Junior, afirmou em coletiva, nesta sexta-feira (29), que a queda na taxa de juros, controle da inflação e redução no desemprego são fatores importantes na recuperação economica do setor de distribuição de veículos.

Em sua passagem pela Paraíba Alarico Junior, junto com o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro de Carvalho Neto, participaram de uma audiência com o governador Ricardo Coutinho. Segundo José Carneiro a reunião foi bastante proveitosa. "Durante a reunião discutimos alguns questões importantes para o setor dos distribuidores de veículos na Paraíba como a atualização do Fundo Estadual de Equilibrio Fiscal, ajustes nos ICMS cobrado às concessionárias de veículos", pontuou.

Após os anos de recessão da economia, o setor começa a apresentar sinais de recuperação. Segundo dados da Fenabrave até o dia 26 de setembro deste ano 15.842 novos automóveis novos foram licenciados junto ao Departamento Estadual de Trãnsito da Paraíba (Detran-PB), o número já é maior do que todo o acumulado, no mesmo período no ano de 2016, em que 14.742 automóveis novos foram licenciados. O que representa um aumento de 7,46%.

A Fenabrave representa mais de 7.400 concessionários de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, em todo o Brasil. Atualmente na Paraíba encotram-se em atividade 91 concessionários.

Os dados apresentados por Alarico Junior mostram que no acumulado do ano de 2017, em relação ao mesmo período de 2016 houve uma retação de 27,99%, mas este número é explicado por uma situação expecional vivida na Paraíba. "No ano de 2016, ocorreu um grande volume de emplacamentos para regularização de motocicletas de baixa cilindrada poios, anteriormente, não havia esta obrigatoriedade. com isso, o volume ficou distorcido, gerando esta queda acentuada na comparação do acumulado", explicou.

Cenário nacional

Segundo a Fenabrave o número de veículos novos licenciados na primeira quinzena de setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado apresenta um crescimente de 13,48%. Na primeira quinzena desse ano foram emplacados 141.179 novos veículos e no ano passado 124.405 novos veículos.

Para Alarico Júnior esses números demontram as melhorias esperadas no cenário nacional, que reflete, positivamente, na confiança de consumidores e investidores. "Fatores positivos, como a queda da taxa de juros, a melhora nos índices de desemprego e inadimplência atuaram, positivamente, na intenção de compra por parte do consumidor, mantendo, assim, a confiança da Fenabrave no crescimento expressivo destes segmentos para o ano de 2017", concluiu.

Prêmio

Alarico Junior está em João Pessoa para receber o Prêmio Unifuturo - Troféu Augusto Cury de Educação, neste sábado (30). A premiação foi concedida por sua contribuição à educação inclusiva, por meio de projetos educacionais como a Universidade Web Fenabrave, pela qual mais de 52.000 profissionais ligados às concessionárias de veículos de todo o Brasil, já foram treinados ou participaram de Cursos de capacitação online.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp