icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vereador quer sindicância para apurar denúncia de maus tratos

Parlamentar sugeriu que diante da gravidade do fato seja instaurada uma sindicância para apurar as denúncias e punir os possíveis culpados.

Publicado em 20/07/2010 às 20:58

Da Ascom/Parlamentar

O vereador de João Pessoa, Ubiratan Pereira (PSB), o Bira, pediu uma apuração imediata das denúncias de maus tratos, espancamento e até estupros de pacientes do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. As denúncias foram feitas à imprensa na tarde desta quarta-feira (20) por um funcionário do complexo psiquiátrico que preferiu não se identificar.

O parlamentar sugeriu que diante da gravidade do fato seja instaurada uma sindicância formada pelo governo do Estado e por órgãos externos como o Conselho de Psicologia, OAB e o Ministério Público para apurar as denúncias e punir os possíveis culpados.

“Não adianta apenas uma sindicância interna. É preciso que as denúncias sejam apuradas de forma independente e que sejam levadas ao conhecimento da sociedade. Não é admissível que os pacientes, muitos deles idosos, sejam vítimas de maus tratos e até estupros como se não bastassem todo o sofrimento que passam em viverem esquecidos e sem a mínima qualidade de vida naquele local”, desabafou.

Para o vereador Bira, que também é psicólogo, as denúncias são graves e se tiverem procedência ferem os princípios da humanização e da reabilitação das vítimas de transtornos mentais. Ele acrescentou que o modelo de internação do Juliano Moreira não está de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde de que as internações desses pacientes devem ser curtas e os mesmos terem acesso a oficinas e terapias que possibilitem a sua gradual reintegração à sociedade.

“Temos com desafio regulamentar à rede de serviços substitutivos como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e residências terapêuticas que já existem em João Pessoa. É preciso uma intervenção rápida para garantir a segurança dos pacientes do complexo psiquiátrico Juliano Moreira”, completou.

Bira participou da elaboração da Lei da Reforma Psiquiátrica no Estado que foi apresentada pelo então deputado estadual, Ricardo Coutinho, e apresentou este ano na Câmara Municipal o projeto de Reforma Psiquiátrica na Capital. O projeto prevê a estruturação de uma rede psiquiátrica com bases na humanização e na inserção das pessoas com transtornos mentais na sociedade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp