VIDA URBANA
Verrugas podem se multiplicar
Verruga pode ser indolor, não apresentar crescimento, mesmo assim, a lesão é contagiosa e deve ser retirada através de tratamento adequado.
Publicado em 12/08/2012 às 8:00
Elas se assemelham a pequenas bolinhas e podem muitas vezes não chamar a atenção de quem as possui. Na infância elas surgem principalmente nos dedos, cercadas por uma série de mitos. A verruga pode ser indolor, não apresentar crescimento, mesmo assim, a lesão é contagiosa e deve ser retirada através de tratamento adequado.
Segundo a dermatologista Juliana Nunes, as verrugas são lesões de pele e/ou mucosas provocadas pelo Papilomavirus Human (HPV). As lesões surgem aproximadamente 3 meses após a pessoa ter tido contato com o vírus, que pode se dá através do contato direto ou indireto com verrugas, através de praias ou piscinas. “Além disso, pode ser auto inoculável, isto é, a própria pessoa pode ser fonte de contágio para ela própria”, disse a dermatologista.
Quem possui uma verruga no corpo deve ficar atento e não coçar, esfregar ou morder a verruga, tendo em vista que a lesão poderá se espalhar para outra área. As lesões são benignas e muitas vezes somem sem a utilização de medicamentos.
Entretanto o mais indicado é procurar um médico dermatologista quando surgir a verruga.
“As verrugas podem até involuir espontaneamente. Morder, tentar cortar podem agravar a situação da verruga além de aumentar o risco das lesões se propagarem. Há também o risco de se adquirir uma infecção secundária pelo uso de material inadequado,” alertou a dermatologista.
De modo geral, a propensão a desenvolver verrugas varia de acordo com o estado de imunidade da pessoa. “Inclusive algumas doenças que deprimem o estado imunológico aumentam o risco para o surgimento de verrugas”, explicou Juliana Nunes. Apesar de ocorrer em qualquer faixa etária, crianças e adultos estão mais propensas a desenvolver as lesões.
Conforme Juliana Nunes, para evitar o surgimento de verrugas a dica simples: adotar medidas de higiene, como a lavagem das mãos, é eficaz na redução e transmissão de infecções de forma geral.
As verrugas ainda estão cercadas por uma série de mitos e na infância muitas crianças acreditam que as verrugas podem surgir ao apontar estrelas. Os riscos de manipular as verrugas além das formas de contágio ainda não são de conhecimento de grande parte da população. O motorista Marcelo Silva (fictício) se sentia incomodado com uma pequena verruga que possuía no joelho.
“Toda vez que eu trabalhava ela me incomodava porque eu acabava machucando de alguma forma e ela sangrava. Eu não sabia o que era a verruga, como se dava contágio e nem mesmo que ela poderia se espalhar para outras partes do corpo”, disse Marcelo.
Comentários