icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Veterinários são homenageados nesta terça-feira

Paraíba1 conversou com a veterinária Hellen Macêdo, responsável por cuidar dos animais que vivem no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, em João

Publicado em 09/09/2008 às 6:09

Natália Xavier, especial para o Paraíba 1

Nesta terça-feira (9) os veterinários de todo o Brasil comemoram seu dia. Uma atividade em expansão na Paraíba, a profissão está comemorando 40 anos de regulamentação. Em comemoração a este dia, o Paraíba1 conversou com a veterinária Hellen Macêdo, responsável por cuidar dos animais que vivem no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, em João Pessoa.

Trabalhar com animais ameaçados de extinção e cuidar de animais selvagens que provocam medo em muita gente são algumas das atribuições de Hellen. Nova na profissão, ela conta como nasceu o amor pelo cuidado com animais silvestres e diz que nunca trabalhou com outros tipos de animais. “Sempre gostei da área de animais silvestres, nunca tentei trabalhar em outra área. Não sei explicar, meu amor pelos animais é igual, mas gosto de cuidar e tratar animais silvestres”, contou.

Segundo Helen, a maioria dos colegas da universidade seguiram a carreira de cuidar de pequenos animais (como cães e gatos) ou cuidar de caprinos, bovinos e equinos. A veterinária fala também sobre os desafios de estar em um área que ainda não atrai muitos profissionais. “O desafio é maior pela questão de desconhecimento da área, não se sabe muito sobre este tipo de animal, a curiosidade me faz gostar e querer ir atrás”, diz.

Para Hellen, que entrou no curso por acaso e terminou se apaixonando, ser veterinário é muito mais que gostar de animais, tem que se dedicar, cuidar, preservar.

O curso

E para quem deseja fazer o curso de veterinária na Paraíba além do curso no campus da UFCG em Patos, o campus de Areia da UFPB está oferecendo 40 vagas no vestibular especial da UFPB, o REUNI-2008, que está com as inscrições estão abertas. A relação candidato/vaga do Processo Seletivo Seriado para Medicina Veterinária tem atingido o índice mais alto entre os cursos de Ciências Agrárias.

A formação em Medicina Veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar por algumas das diversas especializações.

A atuação do profissional de veterinária pode ser tanto em clínicas, fazendas de pecuária, zoológicos, laboratórios, indústrias de alimentos e supermercados, em laboratórios, no serviço público, como autoridade sanitária e no controle de zoonoses, doenças transmitidas pelos animais ao homem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp