icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vida saudável é forma de prevenir cânceres

27 de novembro é o dia mundial de combate ao câncer; segundo especialistas hábitos saudáveis são melhor caminho para prevenção.

Publicado em 27/11/2011 às 17:53

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, foi criado para orientar a população sobre os tipos de tratamento e prevenção da doença. Hoje se sabe que o câncer não é causado apenas por fatores genéticos, mas também por fatores ambientais, como exposição à radiação, e de comportamento pessoal, como a manutenção de hábitos que, comprovadamente, fazem mal à saúde.

Sendo assim, o aparecimento e desenvolvimento de alguns tumores podem ser prevenidos por meio de um estilo de vida mais saudável. Como não fumar; ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos gordurosos, enlatados e embutidos; evitar exposição exagerada ao sol; sanar a obesidade; praticar atividade física regularmente; controlar o estresse e realizar consultas médicas periodicamente.

Os tipos de cânceres mais comuns são os de mama, colo de útero, pulmão, próstata, pele e leucemia. E os tratamentos dessa doença podem ser feitos por processo cirúrgico, quimioterapia ou radioterapia, sendo que, dependendo do tipo de tumor, mais de um tratamento pode ser utilizado.

A utilização das células-tronco do sangue do cordão umbilical e placenta (SCUP) foi um dos grandes avanços da medicina para tratar cânceres hematológicos, como leucemias e linfomas.

Essas células são coletadas após o nascimento da criança e armazenadas num laboratório específico. Hoje, no Brasil, há bancos privados e públicos que prestam este tipo de serviço. No banco privado os pais armazenarão as células para o próprio filho, enquanto, no público, as células são doadas e qualquer pessoa que esteja na fila de espera poderá usá-las, se forem compatíveis.

“No Brasil a aceitação do uso do SCUP no tratamento de cânceres é boa, mas poderia ser melhor. E devido à pequena quantidade de amostras de SCUP que existem por aqui ficamos atrás de países europeus e dos EUA no número de tratamentos. Além disso, nestes países ocorreu uma diminuição em custos no tratamento oncológico”, informa a Dra. Adriana Homem, médica responsável técnica do Banco de Cordão Umbilical (BCU Brasil).

Ela reforça que essas células-tronco são um bem precioso, que não pode ser desperdiçado. “Se os pais não puderem armazenar estas células num banco privado, é importante que pelo menos doe aos bancos públicos. O Dia Nacional de Combate ao Câncer é uma data para conscientizar a população”, diz a Dra. Adriana.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp