VIDA URBANA
Vigilância muda forma de notificação de Covid-19 e prevê aumento de casos suspeitos em João Pessoa
Diretor acredita que pacientes estão em casa e não tiveram contato com órgãos.
Publicado em 03/04/2020 às 16:36 | Atualizado em 04/04/2020 às 11:09
A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de João Pessoa está mudando a forma de notificar casos suspeitos de infecção pela Covid-19. A recomendação, emitida pelo Ministério da Saúde, é para que os pacientes com sintomas leves também sejam registrados no sistema e-SUS VE. Por esta nova metodologia, os órgãos de saúde e vigilância já preveem um aumento no número de casos notificados na capital.
O gerente de Vigilância Epidemiológica municipal, Daniel Batista, disse que antes só eram contabilizados casos que estavam internos e que agora, uma curva crescente de casos poderá ser percebida em João Pessoa. O gestor ainda afirmou que esta nova metodologia permite que a atualização dos dados aconteça quase em tempo real, inclusive notificando casos que não estavam nas estatísticas.
“Mesmo poucos casos confirmados [em João Pessoa], a Vigilância Epidemiológica reconhece que há muitos casos que estão nas residências. Por falta de orientação, não buscaram os serviços de saúde e esses casos acabam sendo subnotificados. Todo caso com sintoma leve vai ser notificado e não só os casos graves”, disse Daniel.
Antes, os dados registrados nos sistemas dos órgãos de saúde correspondiam à Síndrome Gripal Leve (SGL), mas com a modificação também passar a ser registrados casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A preocupação com casos não contabilizados por falta de notificação provocou um estudo realizado pela Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical (London Scholl Of Hygiene and Tropical Medicine), publicado no dia 22 de março e que tem sido atualizado diariamente. No Brasil, o conteúdo foi reproduzido pelo jornal Folha de São Paulo.
Os pesquisadores constataram que no território brasileiro, os órgãos de saúde detectam uma média de 11% dos casos sintomáticos de Covid-19, o que corresponde a um universo de uma em cada dez pessoas que carregam o vírus.
Notificação ‘de casa’
Outra estratégia para notificação de casos em João Pessoa, segundo Daniel Batista, será através do preenchimento de um formulário online, onde as pessoas poderão responder sobre alguns sintomas.
“É uma vigilância participativa. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa, cumprindo o isolamento social, que até agora é o único método eficaz contra o novo coronavírus. Caso alguém apresente alguns sintomas, um formulário será disponibilizado e as pessoas poderão preencher, para que os órgãos de saúde e vigilância façam um acompanhamento e orientem como essas pessoas devem proceder”, finalizou Daniel.
Comentários