VIDA URBANA
Vigilância Sanitária de CG inicia inspeção de produtos natalinos
Ação pretende avaliar a qualidade dos serviços e produtos comercializados durante as festividades de fim de ano.
Publicado em 13/12/2010 às 16:16
Da Redação
Com Codecom
A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Prefeitura de Campina Grande inicia nesta quarta-feira (15), a Ação Gevisa Natal 2010, que vai realizar inspeções nos estabelecimentos comerciais que vendem produtos consumidos na ceia natalina, como panetones, queijos, defumados, vinhos, frutas secas, chesteres, perus e frios em geral.
A ação será realizada devido à proximidade das festas de final de ano, quando aumenta o consumo destes produtos, e prossegue até o dia 21, sempre pela manhã e à tarde, de acordo com um cronograma elaborado pelo órgão, que deve inspecionar 50 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, mercadinhos e mercearias.
Os primeiros bairros a serem visitados pelos inspetores sanitários da Gevisa serão Catolé e José Pinheiro. A ação Gevisa Natal 2010 prossegue na quinta-feira, quando os estabelecimentos visitados serão os localizados no Centro e nos bairros do Alto Branco e Santo Antônio. Na próxima semana, os bairros visitados serão Cruzeiro e Jardim Paulistano, na segunda-feira, e Palmeira e Prata, na terça.
O objetivo da ação, de acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Marisa Agra, é avaliar a qualidade dos serviços e produtos comercializados, visando à prevenção de agravos à saúde da população e garantindo que ela leve para os seus lares produtos aptos ao consumo.
De acordo com Marisa Agra, também é muito importante a colaboração de toda a população, que deve estar atenta, sobretudo aos alimentos que estejam em promoção. A Vigilância Sanitária também orienta sobre alguns cuidados que podem ser tomados pelos consumidores no momento da compra dos alimentos, como o rótulo, que deve estar íntegro, sem manchas e com as letras legíveis, além da data de fabricação e validade. No caso das margarinas, manteigas, frios e iogurtes, a exposição à venda tem que ser feita sob refrigeração, com exceção da manteiga acondicionada em latas.
Os alimentos expostos, como pães, bolos, bolachas e frios devem estar protegidos da manipulação do cliente, de poeira, do sol e de insetos; as embalagens em lata devem estar intactas e as embalagens em papel ou plástico devem conter etiqueta com data de fabricação e prazo de validade – ambos os tipos não devem estar violados, mofados, úmidos e com etiquetas rasuradas.
Para quaisquer dúvidas, sugestões, reclamações, dúvidas e denúncias, a população pode ligar para os números da Gevisa: (83) 3310-6222 e (83) 3310-6178. Outra forma de contato é ir pessoalmente à sede do órgão, que fica na rua Siqueira Campos, 605, bairro da Prata, no prédio do Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro).
Comentários