VIDA URBANA
Vila Vicentina faz campanha para arrecadar recursos e alimentos
Principais produtos em falta são frango, luva de procedimento e leite de soja sem lactose.
Publicado em 24/03/2016 às 8:18
A Vila Vicentina Júlia Freire está realizando uma campanha para arrecadar recursos, alimentos e produtos de limpeza para cuidar dos 64 idosos que vivem no local. Os principais produtos em falta são frango, luva de procedimento e leite de soja sem lactose. Se distribuídas as porções normais durante a alimentação dos idosos, a carne de frango deve durar apenas mais uma semana, segundo a direção.
Financeiramente, a situação também não é confortável. De acordo com a vice-presidente da Vila Vicentina, Maria das Neves, a maior parte do dinheiro utilizado na manutenção das instalações e aquisição de alimentos e medicamentos é oriunda dos próprios salários dos aposentados. No total, 70% das aposentadorias ficam com a Vila Vicentina e o restante é destinado às poupanças pessoais dos aposentados, caso eles precisem de cuidados hospitalares. “Recebemos pouca doação em espécie, a maior parte é de alimentos”, diz.
Os serviços oferecidos vão desde alimentação, instalações, cuidados básicos e acompanhamento dos idosos até realização de eventos. “Eles adoram quando tem um forró e um bingo”, conta Maria das Neves. Também atuam no local enfermeiros e outros profissionais, totalizando 34 empregados.
Um dos residentes é o sargento da Polícia Militar aposentado Robson da Silva. Com 85 anos de idade, há cinco ele vive no local e diz que não gostaria de viver em outro lugar. “Tenho familiares que moram aqui perto, mas quando eu morava em casa, bebia muito. Gosto de estar aqui, sou bem tratado”, conta.
“Aqui é o paraíso das crianças”, comenta Maria Dulce, uma das mais idosas residentes do local, a dois meses de completar 98 anos.
Doações
A Vila Vicentina Júlia Freire foi fundada em 1944 e é reconhecida pela Lei Municipal 9487/2001 como entidade civil de direito privado sem fins lucrativos. As doações podem ser encaminhadas à sede, localizada na Rua Etelvina Macedo de Mendonça, 327, no bairro da Torre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3224-6988.
Comentários