icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Violência afasta público do Açude Novo

Uso do lugar para consumo de drogas e até homicídios tem afastado as pessoas do Açude Novo; comerciantes também temem insegurança.

Publicado em 04/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:59

A insegurança está afastando os frequentadores do Parque Evaldo Cruz – o Açude Novo, em Campina Grande. Até mesmo o prefeito Romero Rodrigues reconhece o estado de abandono no local, que foi palco de um duplo homicídio na madrugada do último domingo. Segundo o chefe do Executivo, as pessoas têm medo de ir até o parque que é foco de violência, em função do intenso consumo de drogas. Ele anunciou a recuperação da iluminação e da estrutura do calçadão que circunda o açude.

Com medo de represálias, os comerciantes evitam falar sobre o assunto. Um vigilante da Prefeitura Municipal, que pediu para não ser identificado, contou que o consumo de entorpecentes acontece durante todo o dia e afasta quem antes ia até o Açude Novo para praticar exercícios ou simplesmente passear. “É direto, e não temos recursos para agir contra eles, porque não atuamos armados. São dois vigilantes para toda área do açude, 24 horas por dia, em regime de plantão. Além do consumo de drogas, os assaltos são frequentes”, disse.

Segundo o prefeito Romero Rodrigues, o modelo de comércio que existe no setor está inadequado. “Ali realmente a gente reconhece que é muito grave a situação. Aquele modelo que foi concebido antigamente daqueles espaços comerciais não deu certo e terminou numa série de problemas. A Secretaria de Segurança Pública tem que também tomar as providências para tentar inibir esse foco de violência que existe em função das drogas no local e a prefeitura tem que fazer sua parte”, afirmou.

DUPLO HOMICÍDIO

Na madrugada do último domingo, o mecânico Alan da Silva Santos, 22 anos, e Ricardo Andrade Medeiros Barreto, 20 anos, foram assassinados com vários tiros após lanchar em um dos estabelecimentos instalados no Açude Novo. Dois homens que chegaram em uma moto atiraram nas vítimas quando elas tentavam entrar dentro de um automóvel para deixar o local. Os autores fugiram.

PMCG GARANTE REVITALIZAR ILUMINAÇÃO

O secretário de Obras de Campina, André Agra, informou que o edital de licitação para revitalizar a iluminação deve ser publicado em 20 dias. “É o projeto para recuperar toda a iluminação de Campina, incluindo o Açude Novo. Poderemos instalar uma iluminação cênica no local. Outros projetos específicos com relação ao parque estão em fase de estudo”, acrescentou.

Conforme o prefeito Romero Rodrigues, também já está em processo de licitação a recuperação de todo o entorno da calçada. “Nós vamos reordenar e embelezar a arquitetura em toda a calçada, nos moldes do Açude Velho. Melhorias na parte interna do espaço já estão inclusas nesse processo licitatório. Nós estamos estudando também a revitalização da fonte que está quebrada”, pontuou.

Segundo Romero, outras medidas de segurança estão sendo analisadas. “Vamos estudar outras alternativas de reforço na segurança, como monitoramento com câmeras, proibição de vender bebida alcoólica, que muitas pessoas misturam com droga e a fonte bem iluminada, que passará a ser um atrativo.

Vamos trabalhar muito para inibir essa violência”, completou.

O vereador Alexandre do Sindicato (PROS) apresentou requerimento, já aprovado pela Câmara Municipal de Campina Grande, solicitando que a prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, promova estudos técnicos para tornar o Açude Novo um equipamento público nos moldes do Parque da Criança. “Com melhor estrutura, acesso por portões e segurança, o Açude Novo passaria a atrair famílias e serviria de ambiente de lazer e relaxamento para pessoas que trabalham nas imediações, no Centro, em horário de almoço”, relatou o parlamentar.

O prefeito Romero Rodrigues disse que o projeto será minuciosamente avaliado para verificar a viabilidade de ser colocado em prática.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp