VIDA URBANA
Violência: PB tem média de 122 assassinatos por mês em 2015
Dados foram divulgados pelo governo do Estado e apontam que 1.105 pessoas foram mortas de janeiro a setembro. João Pessoa tem maior número de mortes.
Publicado em 27/10/2015 às 7:27
Mais de mil pessoas foram assassinadas na Paraíba entre os meses de janeiro e setembro deste ano. Os dados são do Paraíba Unida Pela Paz, programa do governo estadual que tem o objetivo de integrar as polícias para proporcionar uma diminuição nos índices de criminalidade no território paraibano. Para exemplificar o alto número de crimes contra a vida observados no Estado, somente no último fim de semana 16 pessoas foram assassinadas no território paraibano. Se somados os crimes da manhã de ontem, esse número chega aos 20 homicídios.
Dentre as vítimas desses crimes bárbaros que caracterizaram um início de semana sangrento estão dois albergados do regime semiaberto da cidade de Catolé do Rocha, cidade do Sertão da Paraíba.
Identificadas como Erismar Sousa Sales e Geovane Martins dos Santos, os dois deixaram a cadeia por volta das 5h desta segunda-feira em uma moto quando foram surpreendidos pelos tiros, morrendo ainda no mesmo bairro em que fica a cadeia, o Tancredo Neves. O crime ainda é um mistério para a polícia, que trabalha com a hipótese de execução.
Se comparados o período de janeiro a setembro dos últimos quatro anos – de 2012 a 2015 – observa-se que houve uma leve diminuição no número de homicídios no Estado. Enquanto em 2012 foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) 1.150 pessoas, no ano seguinte foram 1.118, no ano passado foram 1.057 e este ano o número foi de 1.105 mortes. Detalhando os trimestres, observa-se que o trimestre mais violento na Paraíba este ano foi o primeiro, quando 405 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intrencionais (CVLIs). No segundo trimestre o número caiu para 351, indo para 349 no último.
Ocupando o primeiro lugar entre as cidades que mais registraram crimes contra a vida na Paraíba está a capital do Estado, com o registro de 343 homicídios, o equivalente a 31% do total. De todos os crimes registrados no último fim de semana no Estado, cinco ocorreram somente na capital. Dentre as vítimas estava Luciano Bezerra da Costa. Ele foi morto por volta das 5h do último sábado com um tiro. O assassinato, que ainda está sob investigação, aconteceu no bairro do Cristo, zona sul da capital.
Em segundo lugar no número de homicídios está a Rainha da Borborema, Campina Grande. Foram 127 CVLIs de janeiro a setembro deste ano. O segundo trimestre foi o mais violento da cidade, com o registro de 50 crimes contra a vida. No primeiro trimestre foram 35 e no último, 42.
Comentários