VIDA URBANA
Virgens invadem hoje a avenida
Bloco invade as ruas de João Pessoa a partir das 19 horas, na avenida Epitácio Pessoa.
Publicado em 03/02/2013 às 6:00
Irreverência, criatividade e descontração prometem ter continuidade hoje no projeto Folia de Rua com o bloco Virgens de Tambaú, que invade as ruas de João Pessoa a partir das 19 horas, na avenida Epitácio Pessoa. Com saias, corpetes, perucas esvoaçantes, sapatos altos e maquiagem bem exagerada, as 'bonecas atrevidas', como define o hino do bloco, realizam uma das prévias carnavalescas mais esperadas da capital. A estimativa é que mais de 500 mil foliões participem da festa.
A regra é o homem se vestir com roupas de mulher e caprichar no exagero. O presidente do bloco, Euclides Menezes, explica que a festa começou há 26 anos, quando um grupo de amigos resolveu sair pelas ruas da orla da capital paraibana vestidos de mulher. Hoje, é um dos maiores blocos de arrasto do Folia de Rua.
Na edição deste ano, o bloco promete um show de atrações, brilho, cores e muita alegria. “Estamos com tudo pronto para a folia e esperamos superar o evento do ano passado, em todos os aspectos, inclusive na irreverência”, declarou. “Este ano, vamos contar com uma estrutura fantástica, além dos dez trios elétricos que vão descer a avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré (Tambaú), vamos montar um palco no final da avenida Epitácio, já próximo à praia, onde acontecerão apresentações contínuas a partir das 18h30”, explica Euclides.
Com empolgação semelhante está o professor de Biologia Guilhardo Martins, que há 10 anos sai no bloco. A fantasia é finalizada no dia da folia. “A ideia é pegar a roupa de mulher de uma amiga ou de um parente. É pegar o sapato da mãe, a blusa ou o vestido de uma amiga e cair na folia, com muita irreverência”, contou.
O técnico de informática Anderson Newton Maia, 28 anos, conta que desde o ano passado ele e nove amigos já estavam pensando na fantasia deste ano. A ideia definitiva veio logo após um amigo, bombeiro militar, informar que devido ao trabalho ficaria impossibilitado de sair no bloco. “Em homenagem ao amigo que há quase 7 anos participa da folia, resolvemos sair de bombeiro”, disse. Na camisa, a identificação picante - 'salva pintas' - será acompanhada de acessórios como uma mangueira e perucas coloridas.
Para embalar a festa, o bloco trará a rainha do tecnobrega, Gaby Amarantos, em cima de um trio elétrico (leia entrevista no caderno Vida & Arte). “Ela é uma artista de projeção nacional que vai levar o público ao delírio”, opina Euclides. “Será a primeira vez que ela faz show na Paraíba. A curiosidade é geral e tem tudo para ser uma maravilha”, destaca o presidente do bloco.
Para arrastar os milhares de foliões que devem invadir as ruas da capital, o bloco ainda vai contar com as apresentações de Renata Arruda, Gracinha Telles, Lins Albuquerque, Raianny Sthefanny, Eudes Arruda, Jairo Madruga, Forró das Mina e Forró Bacana e Diana. No palco fixo haverá homenagens ao rei do Baião, Luiz Gonzaga. A cantora Anay Claro e o artista Walter Luís, terceiro colocado na seletiva para o seriado 'Gonzaga, De Pai para Filho', da Globo, vão embalar os foliões com muito forró. Em seguida, sobe ao palco a banda Osorno, que fará uma homenagem a Elvis Presley, seguido do grupo de axé Zo Bahia. Encerrando as apresentações no palco, haverá uma roda de samba com Beto Maorca.
Comentários