icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vivo começa a atuar a partir de sexta-feira na Grande João Pessoa

Operadora chega à Paraíba oferecendo banda larga 3G e telefonia móvel pré-pago. Estado é o terceiro do Nordeste que começa a operar na chamada área 10 da Anatel.

Publicado em 05/02/2009 às 9:06

Jean Gregório, do Jornal da Paraíba

Depois do adiamento de lançamento em dezembro, a operadora Vivo finalmente abre amanhã as lojas para os consumidores da Grande João Pessoa, com vendas de banda larga 3G e telefonia móvel pré-pago. A Paraíba será o terceiro Estado do Nordeste em que a companhia começa a operar na chamada área 10 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em outubro do ano passado, a Vivo entrou nos Estados do Ceará e Pernambuco. Para atrair mais clientes, a Vivo preparou três pacotes promocionais nesses dois Estados, um que permitia falar de graça por dois meses, outro que oferecia bônus de R$ 1.000 válido por um ano em chamada de Vivo para Vivo e um terceiro pacote que dava 100 mensais de graça ao usuário e chips a R$ 10.

Na notie desta quinta-feira (5), o vice-presidente da Vivo, Paulo César Teixeira, e o diretor regional, Joaquim Perusio, vão oferecer um jantar para empresários e executivos de João Pessoa no restaurante Bargaço e apresentar alguns dados como planos, número de pontos-de-vendas, montante de investimentos e os serviços que a companhia irá disponibilizar para o mercado paraibano. Mesmo antes da abertura das lojas, os colaboradores da Vivo já começaram as vendas de aparelhos e de banda larga 3G para o setor corporativo (empresas) na capital.

De acordo com os dados da Anatel, a Vivo, controlada pelos Grupos Portugal Telecom e a espanhola Telefônica, lidera o mercado nacional de telefonia móvel, com a participação de 29,84% dos 150,6 milhões usuários de celular no Brasil. Ontem, a operadora trouxe em jornais locais um comunicado público ao Estado da Paraíba informando os preços dos planos pré e pós-pagos com vigência a partir desta sexta-feira, 6 de fevereiro.

A chegada da quarta operadora à Paraíba deverá aquecer a competitividade do mercado de telefonia móvel paraibano em 2009 que cresceu 18,7% no ano passado. O Estado ficou em sexto lugar na região Nordeste e quarto na área 10 em números de acessos, que abrange os Estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e o Piauí. Em 2008, foram habilitadas mais de 346,2 mil linhas de celular, fechando no ano passado com 2,196 milhões de aparelhos ativos.

Dados da Anatel revelam que a Oi móvel lidera o mercado paraibano com uma fatia de 46,77% (1.027.446). No ano passado, a operadora recebeu mais de 64,7% dos 346,2 mil usuários (224,2 mil). Em segundo lugar, ficou a operadora Claro com 601,5 mil, que fisgou 76,8 mil acessos (22,1%), o suficiente para consolidar a segunda posição no Estado com 27,38% dos 2,1 milhões de linhas.

Já a operadora Tim, que ganhou pouco mais de 45 mil linhas nos doze meses do ano passado, ficou na terceira posição, possui 25,84% do mercado (567,6 mil). A Anatel registrou que a operadora Vivo, que estava apenas em fase de testes na capital, tinha 163 aparelhos habilitados0

Contudo, o número de telefones pré-pagos concentrou ainda mais em 2008 no Estado com 89,77% do total contra apenas 10,23% de pós-pago (conta). Em 2007, o pós-pago tinha 11,06% dos acessos. Para o professor de Telecomunicações do Instituto Federal de João Pessoa, Joabson Nogueira, a chegada da Vivo com a vigência da portabilidade será mais uma “cartada na manga de opções” que os usuários de telefonia móvel terão no mercado paraibano.

“O mercado de novas linhas já chegou a um número limite e não é por falta de aparelhos, por isso acredito que a Vivo deverá competir diretamente com as três operadoras e disputar os clientes, oferecendo diferenciais nos serviços e preços para ganhar essa fatia de mercado”, prevê Nogueira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp