VIDA URBANA
VLTs para a capital começam a ser fabricados
Veículos terão capacidade para transportar até 600 pessoas e deverão entrar em funcionamento a partir de 2014.
Publicado em 15/12/2012 às 6:00
Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) adquiridos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para a Paraíba começaram a ser fabricados este mês e devem chegar a João Pessoa em 2014. A assinatura do contrato que prevê a instalação dos novos trens foi realizada na última terça-feira, no Rio de Janeiro, pelo presidente da companhia. Para o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, a contratação representa modernização na mobilidade da capital.
De acordo com a assessoria de comunicação da CBTU-JP, cada um dos oito VLTs terá a capacidade de transportar 600 pessoas e sua organização será semelhante à de um metrô, com assentos preferenciais, ar-condicionado, acesso a cadeirante e circulará em uma velocidade média de 40 km/h.
Além disso, cada VLT será composto por três carros, movidos à tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica e terão comprimento aproximado de 180 metros, com 2,8 m de largura e quatro metros de altura. Com isso, João Pessoa passará de 10 mil para 33 mil passageiros ao dia.
Segundo o superintendente da CBTU de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, a confirmação da implantação do VLT na Paraíba é uma grande conquista para os paraibanos, principalmente a população da Região Metropolitana. “A gente sempre acreditou na modernização dos trens da CBTU em João Pessoa. Com a chegada do VLT, os passageiros passarão a ter um transporte moderno, rápido, seguro e muito mais confortável”, afirma.
Lucélio Cartaxo, ressaltou que essa compra realizada pela Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro, trará uma nova realidade para o transporte público de passageiros da capital. “Com essas aquisições teremos condições de oferecer um transporte com a melhor qualidade, rapidez, segurança, economia e conforto do Estado, além de implantar a integração entre trem e ônibus, retirando veículos das ruas, melhorando o tráfego e trazendo mais gente para se locomover de trem”, afirma.
Além dos oito VLTs de João Pessoa, outros 12 adquiridos para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, estão sendo fabricados em Barbalha, localizada no interior do Ceará.
Os veículos serão fabricados em caixa de alumínio, tração nas extremidades, com climatização, reserva de espaços para portadores de necessidades especiais com sinalização de acordo com a legislação, sistema sonoro interno, cadeiras acolchoadas e piso antiderrapante.
Comentários