VIDA URBANA
Volume de chuvas na capital no período natalino supera média do mês
As chuvas em João Pessoa foram intensas durante todo quinta-feira e madrugada da quinta, vindo apenas a estiar na manhã de Natal.
Publicado em 25/12/2015 às 11:17
As chuvas que caíram durante a véspera e madrugada do dia de Natal, em João Pessoa, registram volume superior a média esperada para todo o mês de dezembro. Segundo os dados parciais e a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), as chuvas dos dois últimos dias na capital ultrapassou em 10% o volume esperado para todo o mês, que era de 36,6 milímetros (mm²). Para se ter uma ideia, da manhã do dia 24 até a madrugada do dia 25, choveu o volume de 40,2 milímetros (mm²). Uma grande massa de ar, em rotação, denominada de vórtice ciclônico de alta troposfera foi o fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas que caíram durante esses dias na capital e em 57 municípios do Estado da Paraíba.
O sistema meteorológico provoca alterações no tempo da região Nordeste do Brasil e surge com frequência, geralmente, no período de Verão, já que a estação mais quente do ano na região iniciou no último dia 21. A tendência é que o sol forte prevaleça em toda a estação, porém o fenômeno é cíclico e pode ainda trazer algumas pancadas de chuva para o estado, mesmo na época quente e de calor.
Segundo a metrologista da Aesa Marle Bandeira, o sistema meteorológico pode ao logo dos próximos dias enfraquecer, o que já pôde ser percebido na manhã de ontem, nas principais cidades do Litoral Paraibano. “O vértice ciclônico se forma sobre a região nordeste o que favoreceu as chuvas dos últimos dias, principalmente na faixa litorânea do estado. Ele ainda está atuando, mas já enfraqueceu um pouco,porém pode ainda ocorrer algumas chuvas localizadas”, revelou.
De acordo com a Aesa o sistema meteorológico geralmente ocorre no verão, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. “É um sistema comum de aparecer na nossa região e vai e volta, ou seja, é transiente, atua em deslocamento, para outras regiões também”, comentou Marle Bandeira.
As chuvas em João Pessoa foram intensas durante todo quinta-feira e madrugada da quinta, vindo apenas a estiar na manhã de Natal.
Comentários