VIDA URBANA
Vulcão prejudica férias de turistas paraibanos no Chile e na Argentina
Cancelamentos de voos por causa de nuvem de cinzas prejudicam também as agências de turismo da Paraíba. Em alguns casos, 100% dos pacotes vendidos foram suspensos.
Publicado em 05/07/2011 às 8:19
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
Os cancelamentos de voos para aeroportos da Argentina e para o Chile por causa da nuvem de cinzas formada pela erupção do vulcão Puyhue-Cordón Caulle (localizado em território chileno) estão tendo reflexo também na Paraíba e causando prejuízos a agências de viagem do Estado.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunet, ainda não há como estimar o prejuízo nem a quantidade de pacotes vendidos para os destinos que tiveram aeroportos atingidos pela erupção, mas em alguns casos, os cancelamentos dos pacotes vendidos chegam a 100%.
“Já tivemos muitos prejuízos. Achávamos que os cancelamentos seriam passageiros, mas o problema já persiste há um mês”, disse.
Destinos preferidos
Segundo Brunet, as cidades de Buenos Aires e Bariloche (na Argentina) e Santiago (no Chile), estão entre os destinos mais procurados pelos paraibanos no exterior, sobretudo no mês de julho, quando acontecem as férias escolares. “Os cancelamentos que já aconteceram já prejudicaram muito as agências e se este problema persistir neste mês, as perdas serão ainda maiores”, lamentou.
A erupção do vulcão Puyhue completou um mês ontem e a necessidade de cancelamento dos voos se dá pela quantidade de cinzas que ainda estão suspensas na atmosfera.
O presidente da Abav-PB explicou que quando as viagens são canceladas, as empresas precisam devolver os valores de comissão pagos no momento da venda de pacotes. “Muitos associados nos procuram para falar de prejuízos, os cancelamentos dos voos não são culpa de ninguém e todo mundo sai perdendo no final. Grupos inteiros já chegaram a cancelar viagens porque não tinha como embarcar”, informou.
Segundo Brunet, no ranking geral de destinos mais procurados pelos paraibanos estão a Serra Gaúcha (Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul), os Estados Unidos da América, Buenos Aires, Santiago e Bariloche. “Nos meses de inverno, a procura por Bariloche é ainda maior neste período por causa da neve e das baixas temperaturas”, ressaltou.
Comentários