VIDA URBANA
Zona Azul de Campina terá cartão eletrônico
As mudanças estão previstas para o mês de outubro, o objetivo é melhorar a arrecadação e agilizar o atendimento aos usuários.
Publicado em 16/02/2012 às 6:30
A mudança no serviço de estacionamento da Zona Azul de Campina Grande, que passará a funcionar a partir de um sistema eletrônico, poderá aumentar a arrecadação das três entidades que são beneficiadas pelo programa. Segundo o superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Salomão Augusto, a implantação do cartão eletrônico que está previsto para começar até o mês de outubro, irá transformar o serviço que ganhará mais agilidade para os motoristas e eficiência na arrecadação dos recursos.
“Hoje a STTP praticamente banca a Zona Azul, já que o valor arrecadado é destinado para a confecção dos bilhetes. Nossa principal meta no momento é aumentar o número de vagas, mas com a implantação do bilhete eletrônico nós poderemos mudar o percentual arrecadado com o estacionamento já que muitas pessoas não respeitam o serviço, o que provoca uma grande defasagem financeira”, explicou Salomão.
Ele adiantou que até o mês de abril será lançado o edital para a concorrência entre as empresas interessadas em implantar o sistema eletrônico de estacionamento na cidade, além de não ter descartada a possibilidade de haver uma parceria público-privada para o serviço.
As três instituições que fazem parte dessa prestação de serviços, Rede +, União Campinense das Equipes Sociais (Uces) e Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD), esperam que a implantação do sistema de cobrança eletrônica seja implantado o mais rápido possível.
Com a possibilidade real de mudar o sistema de cobrança da cobrança da Zona Azul, os representantes das entidades esperam ter um poder de arrecadação maior do que a média que é atingida atualmente.
Segundo dados da STTP, até o momento o sistema de estacionamento no Centro de Campina Grande está presente em 20 ruas, sendo duas delas sob responsabilidade da Ong Rede +, oito sob o comando da FCD e dez da Uces. As duas novas ruas que passarão a integrar o sistema a partir de amanhã serão divididas por igual entre as três entidades.
E é pensando justamente no crescimento da arrecadação que as entidades esperam que a informatização seja implantada o mais rápido possível. Como explica o conselheiro estadual da FCD, Eduardo Dias, com a implantação do sistema eletrônico a arrecadação mensal das entidades pode aumentar em 80%, o que estaria próximo aos números que ele acredita serem suficientes para que todos os serviços oferecidos continuem à disposição dos seus usuários.
“Hoje o sistema é falho. Mas, com a tecnologia eletrônica nós teremos um maior controle de quantos usuários estão usando a Zona Azul", explica Eduardo Dias. Ele acrescenta que isso "vai facilitar bastante, principalmente, para os usuários, já que eles poderão comprar um talão de estacionamento e quando forem usar as vagas só irão passar o cartão na maquineta que automaticamente irá fazer o registro”.
Sobre a possibilidade de diminuir a defasagem financeira que os fiscais da Zona Azul podem promover, o coordenador geral da Rede +, Silvestre Gonçalves Dias, explicou que apesar do esforço de conscientização que é feito com os trabalhadores para que eles não aceitem receber qualquer valor sem utilizar o cartão, as entidades continuam perdendo recursos, que ele acredita que poderá ser revertido com o uso do instrumento tecnológico.
“Com a defasagem da venda dos bilhetes tudo fica comprometido. Pela tecnologia que foi apresentada para nós, a nossa expectativa é a melhor possível, já que o serviço será mais seguro no que se refere a nossa contabilidade”, comenta.
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