VIDA URBANA
Bica e shoppings de João Pessoa ganham postos de vacinação ‘drive thru’ para idosos
Os novos pontos funcionarão a partir desta terça-feira (24), das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Publicado em 23/03/2020 às 19:13 | Atualizado em 24/03/2020 às 8:59
O zoológico da Bica, além dos shoppings Mangabeira e Manaíra, em João Pessoa, terão postos de vacinação contra a influenza, a partir desta terça-feira (24). A campanha foi iniciada nesta segunda (23), com um foco voltado para idosos e profissionais de saúde. A ideia de agregar estes espaços públicos de João Pessoa é por causa da possibilidade de vacinar os idosos dentro de carros, idêntico ao sistema ‘drive thru’, adotado por famosas redes de fast-food.
Os novos pontos funcionarão a partir desta terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Apenas pessoas que estiverem de carro serão atendidas, para evitar aglomerações provocadas por filas. Agentes de mobilidade da Semob farão a organização do fluxo de veículos e os profissionais de saúde farão a imunização.
“Pedimos a população que não procure todos os postos de atendimento de uma única vez. Temos vacinas suficientes para a atender a todos os idosos e profissionais de saúde, público que também deve ser atendido nesta primeira fase. O novo sistema será fundamental no sentido de reduzir ainda mais a aglomeração de pessoas, criando pontos de atendimento exclusivamente para quem pode se dirigir de carro”, explicou a secretária-executiva de Saúde, Ana Giovana.
Em razão das medidas de segurança, apenas automóveis estão autorizados a serem recebidos. Os pontos de entrada, de vacinação e de saída de veículos estarão sinalizados.
“A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, disponibilizando, ao longo de toda a campanha, 246 mil doses da vacina. Idosos acamados receberão a vacina em casa. Para isso, é preciso ter o cadastro em uma Unidade de Saúde da Família Municipal. Abrigos de idosos de longa permanência também receberão a vacina no local”, explicou Ana Giovana.
Trabalhadores de saúde
Os trabalhadores da área de saúde que trabalham na rede hospitalar serão vacinados em seus locais de trabalho. Serão visitadas 30 instituições de grande porte, entre unidades de pronto atendimento (UPA), hospitais públicos e privados. Já os que não trabalham na rede hospitalar deverão se vacinar em sua USF de referência no turno da manhã.
Comentários