COTIDIANO
Violência é reduzida em 54% no mês de junho em Campina Grande
Segundo Secretaria de Segurança Pública do Estado, aumento do efetivo policial durante São João foi principal motivo para queda.
Publicado em 04/07/2012 às 8:00
O mês de junho chegou ao fim sem o registro de assassinatos nos locais das festividades de São João, Santo Antônio e São Pedro na Paraíba. Ontem, a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado fez um balanço da ‘Operação São João’, que mobilizou durante 30 dias mais de 2,5 mil homens das polícias Civil e Militar.
A cidade que tem o Maior São João da Paraíba e do ‘Mundo’, Campina Grande, teve uma diminuição de 54% no número de homicídios. Em junho deste ano ocorreram 11 assassinatos em Campina Grande e de acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) do Estado, no ano passado foram 24 mortes.
Segundo o secretário Cláudio Lima, a estatística em toda a Paraíba, e principalmente em Campina Grande, representa um reflexo do trabalho conjunto das polícias Civil e Militar, com Corpo de Bombeiros e Companhia de Policiamento do Trânsito (CPTran). Conforme a Seds, ao todo foram 8.485 servidores públicos destas entidades trabalhando na segurança das cidades onde foram realizadas festas juninas.
“Consideramos que foi um excelente resultado, graças ao trabalho integrado das polícias e esforço da Secretaria de Segurança. Tivemos redução de crimes violentos letais intencionais e crimes patrimoniais, além de bons índices de elucidação das ocorrências”, afirmou.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Campina Grande, Souza Neto, os índices representam o esforço do efetivo. “Após 31 dias de São João, agradeço publicamente a todos os policiais que trabalharam e trouxeram paz e segurança a nossa cidade. Agradeço os elogios em nome da Polícia Militar pela referência dos bons serviços prestados no São João de Campina Grande”, disse o tenente-coronel Souza Neto.
Em toda a Paraíba, não houve nenhum homicídio ou tentativa no interior dos locais de festas. No mês de junho foram registrados 122 homicídios no Estado. Houve redução de 16% no comparativo ao mesmo período anterior, quando 146 pessoas foram vítimas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Comentários