icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Violência no trânsito mutila jovens na PB campanha visa reduzir números

Jovens de 20 a 40 anos são maiores vítimas da violência no trânsito; campanha pela conscientização foi lançada em Campina Grande.

Publicado em 30/11/2011 às 6:30


A violência rotineira registrada no trânsito de Campina Grande e cidades vizinhas tem criado um ‘exército’ de jovens mutilados, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos.

Segundo o diretor-geral do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Geraldo Medeiros, os acidentes de trânsito têm feito mais vítimas fatais que doenças como câncer e problemas cardiovasculares. De janeiro a outubro deste ano, foram atendidas no hospital de Trauma de Campina Grande 6.899 vítimas de acidentes automobilísticos, entre carros e motos. Destas, 6.171 foram casos de colisões envolvendo motociclistas.

“Já podemos dizer que temos uma geração de sequelados, decorrentes da violência no trânsito, 90% destas pessoas são jovens que têm membros amputados ou ficam em cima de uma cama para o resto da vida”, lamentou o médico.

Com objetivo de conscientizar a população sobre o perigo da imprudência no trânsito, o hospital de Trauma em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Polícia Rodoviária Federal e Fórum de Segmento de Trânsito de Campina Grande, realizam a campanha ‘Natal da Vida’, com o tema Trânsito Seguro.

De acordo com Abimadabe Vieira, chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-PB, a campanha visa envolver agentes da sociedade civil e aparelhos de segurança de trânsito da cidade na organização de uma agenda para cumprir metas de redução de acidentes. “Nossa meta é reduzir em 50% o número de acidentes e mortes no trânsito em dez anos”, explicou.

Na manhã de ontem, os responsáveis pela campanha se reuniram para discutir as ações da ‘Blitz Educativa em Memória às Vítimas do Trânsito’, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 7, na rua Treze de Maio, no Centro. Na ocasião, haverá um momento de oração, com a presença de líderes religiosos e em seguida, 30 profissionais farão a distribuição de folhetos educativos entre pedestres e motoristas com o tema ‘Pare, Pense e Mude’.

Já no dia 15, a partir das 8h, será realizado no Trauma um café da manhã com vídeo palestra, voltado para os mototaxistas que atuam na cidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp