COTIDIANO
Vistoria da Defesa Civil mantém interdição em trecho ferroviário de João Pessoa
Segundo a CBTU, cerca de 1,5 mil passageiros são impactados diariamente pela interdição, que deve permanecer por mais uma semana.
Publicado em 12/02/2025 às 16:46 | Atualizado em 12/02/2025 às 17:08

A Defesa Civil de João Pessoa realizou uma vistoria e decidiu manter interditado o trecho da linha férrea entre as estações de João Pessoa e Mandacaru, onde uma barreira desmoronou na última quinta-feira (6). A interdição seguirá em vigor até a conclusão dos reparos, estimada para uma semana.
De acordo com a Defesa Civil, estão sendo feitas intervenções para evitar novos deslizamentos, mas o local ainda não é considerado seguro, pois as obras continuam em andamento. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) afirmou que a obra está sendo realizada por uma empresa privada, que foi contratada pelo proprietário do terreno que desabou.
Com a interrupção, as viagens de trem entre João Pessoa e Cabedelo foram suspensas. Dessa forma, os trens seguem operando apenas nos trechos entre João Pessoa e Santa Rita e entre Cabedelo e Mandacaru. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-JP) informou que cerca de 1,5 mil passageiros são impactados diariamente pela interdição.
A Defesa Civil permitiu apenas viagens para o reabastecimento dos trens em Cabedelo, com velocidade limitada a 5 km/h. Em nota, a CBTU declarou que aguarda a finalização das obras de contenção da barreira para retomar a circulação completa dos trens.

O deslizamento ocorreu nas proximidades do Porto do Capim, atrás do Hotel Globo, atingindo um veículo que passava pela área. Equipes da CBTU foram acionadas e realizaram a remoção do trem, que foi levado de volta à estação de João Pessoa após cerca de uma hora.
Diante do risco de novos desmoronamentos, a Defesa Civil interditou o trecho entre João Pessoa e Mandacaru. No dia do incidente, a CBTU informou que aguardava providências dos órgãos responsáveis para recuperar a linha férrea e restabelecer integralmente o sistema, que liga Santa Rita a Cabedelo.
Comentários