icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

12º Fest Aruanda começa nesta quinta-feira em João Pessoa

Festival traz até o dia 6 de dezembro exibições de filmes, debates e homenagens a artistas.

Publicado em 26/11/2017 às 10:55 | Atualizado em 26/11/2017 às 18:04


                                        
                                            12º Fest Aruanda começa nesta quinta-feira em João Pessoa
Arquivo

				
					12º Fest Aruanda começa nesta quinta-feira em João Pessoa
Arquivo. Arquivo

Nesta quinta-feira (30), começa a 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que vai ser realizado em diversos pontos de João Pessoa até o dia 6 de dezembro. Durante o evento gratuito, haverá exibições de filmes, debates e homenagens a artistas, entre eles o cineasta Ruy Guerra, grande homenageado do festival, que nasceu em Moçambique mas é radicado no Brasil.

A abertura oficial acontece às 19h30 na Sala Macro XE do Cinépolis do Manaíra Shopping. Na ocasião, haverá um tributo a Ivan Lhebarov, a entrega do Troféu Aruanda para o Cinépolis e uma homenagem ao ator paraibano Servílio Holanda. Em seguida, vai ser feita a apresentação hors concours do longa-metragem “Clara Estrela”, pelos diretores Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir.

No dia 1º de dezembro, a programação começa às 9h30, com o debate sobre o filme exibido na noite anterior com os diretores o longa, seguido dos Diálogos Audiovisuais Aruanda-Energisa, com moderação por Maria do Rosário Caetano. Na Sala 6 do Cinépolis, às 15h, vai ser exibido o filme o documentário “Câmara, 70 Anos”.

No mesmo dia, haverá a abertura da mostra Retrospectiva 5X Ruy Guerra, com a exibição do longa “Os Fuzis” e a abertura da mostra Sob o Céu Nordestino, com a exibição de “Lamparina da Aurora”. Na abertura da mostra competitiva de curta-metragem, vão ser exibidos “Sal”, de Diego de Freitas e “Tentei”, de Laís Mello. Pela mostra competitiva de longa-metragem, serão exibidos “Antes do Fim”, de Cristiano Burlan e “Pela Janela”, de Caroline Leone.

A programação segue no dia 2 de dezembro, com a sessão vespertina Curtas Universitários, às 14h, seguido de um lançamento literário no hall do cinema. “A Queda” vai ser exibido pela mostra 5X Ruy Guerra e o longa “O Que Será deste Mundo sem Paixão?” pela mostra Premiére Parahyba. “Andante, Allegro e Vivace”, de Anderlúcia Caldas e “A Rua das Casas Surdas”, de Gabriel Mayer e Flávio Costa fazem parte da mostra de curta neste dia. “Callado” e “Açúcar” fazem parte da competição de longa-metragem.

No dia 3 de dezembro, pela mostra Ruy Guerra, vai ser exibido o longa “Os Cafajestes”, Às 15h30. A mostra Premiére Parahyba faz uma homenagem ao ator Paulo César Pereio, seguida da exibição do longa “10 Centavos para o Número da Besta”. Nas mostras de curta e longa metragem estão “Escolhas”, de Ivann Willig, “O Brado Retumbante”, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda e “O Nó do Diabo”, de Ian Abé e Ramon Porto.

Na segunda-feira (4), às 9h30, no Nord Luxxor Hotel Sapucaia, em Tambaú, os diretores dos filmes exibidos nos dias anteriores participam de uma roda de diálogo, moderada por Maria do Rosário Caetano. No mesmo dia, pela mostra Ruy Guerra, haverá a exibição de “A Ópera do Malandro”. Pelas mostras competitivas de curta e longa-metragem, serão exibidos “Deus”, de Vinícius Silva, “Atrito”, de Diego Lima, “Pelejo do Sertão”, de Fábio Miranda, “Hosana nas Alturas”, de Eduardo Varandas, “Abissal”, de Arthur Leite, e “Abaixo a Gravidade”, de Edgard Navarro.

No dia seguinte, em 5 de dezembro, os diretores dos filmes exibidos no dia anterior participam de duas rodas de diálogos, moderadas por Amilton Pinheiro e Maria do Rosário Caetano, respectivamente. No mesmo dia, também haverá a sessão do Dia Mundial Contra a Corrupção, com os três vencedores do concurso “1 Minuto Contra a Corrupção”.

Ainda no mesmo dia, haverá a exibição de “Estorvo”, pela mostra Ruy Guerra; “Saudade”, pela mostra Sob o Céu Nordestino, com homenagem ao diretor Paulo Caldas; “Inocentes”, pela mostra competitiva de curta; e “Legalize Já!” e “Torquato Neto - Todas as horas do fim”, pela mostra competitiva de longa-metragem.

No último dia do evento, em 6 de dezembro, haverá o debate com os filmes exibidos no dia anterior, com moderação de Maria do Rosário Caetano, e a exibição de “O Homem que matou John Wayne”, pela mostra Ruy Guerra. O encerramento vai ser a partir das 20h, com uma homenagem ao cineasta Ruy Guerra e a exibição de “Quase Memória”.

Imagem

Phillipe Xavier

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp