Divulgado tema do Paraíba dos Seus Olhos 2010

Música foi escolhido como tema da quinta Edição do concurso de fotografia. Escolha foi divulgada nesta quinta-feira (18). Inscrições começam no dia 30 de setembro.

Carol Marques

Há fotografias tão expressivas que nos permitem ouvi-las. São imagens sonoras, sinestesia absolutamente possível no universo artístico. Em busca dessas capturas sensíveis é que o concurso Paraíba dos Seus Olhos lança nesta quinta-feira (19) seu tema deste ano: música. É a primeira arte explorada por meio da oitava.

A data não poderia ser mais adequada: Dia Mundial da Fotografia. Destinada a profissionais e amadores, a competição classifica, no total, 24 obras e todas são reunidas em uma exposição logo após a divulgação do resultado.

Além de ser uma vitrine poderosa para novos talentos, já que leva a chancela das TVs Cabo Branco e Paraíba, o Paraíba dos Seus Olhos concede uma premiação em dinheiro que vai de R$100 a R$ 1.500.

Em sua quinta edição, a competição já é aguardada pela cena local e tem participantes cativos. Os interessados em participar terão aproximadamente um mês e meio para se preparar, já que as inscrições só começam no dia 30 de setembro.

Segundo a organização, serão aceitas fotos de pessoas, objetos, cenários e tudo mais que possa traduzir o poder e a beleza da música. As obras podem ser coloridas ou em preto e branco, mas devem ser inéditas e sem montagens.

Inscrições

Neste ano, pela primeira vez, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.paraibadosseusolhos.com.br, seguindo o modelo bem-sucedido do concurso Paraíba: Cenário Perfeito, também realizado pelas afiliadas Globo para escolher as imagens da sua nova cenografia.

Cada vez mais popular, o Paraíba dos Seus Olhos tem tido um crescimento impressionante a cada edição. Em 2009, com o tema “Mundo Animal”, foram inscritas mais de 2000 fotos.

Embora a quantidade revele a crescente aceitação do projeto, o gerente de marketing da Rede Paraíba de Comunicação, Láuriston Pinheiro afirma que o objetivo do concurso não é quantitativo. “Ficamos muito contentes com a dimensão que o Paraíba dos Seus Olhos vem ganhando, mas nosso foco é estimular a expressão artística e receber trabalhos de nível cada vez mais elevado”, explicou.