Flashbacks de uma Paixão

Paixão de Cristo será apresentada gratuitamente no Ponto de Cem Réis; apresentações acontecem até o domingo (31) em duas sessões.

Estreia nesta quinta-feira, em João Pessoa, o espetáculo teatral O Calvário, versão do diretor Roberto Cartaxo para a ‘Paixão de Cristo’.

A montagem, selecionada este ano pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), será apresentada, gratuitamente, no Ponto de Cem Réis, de hoje a domingo, em duas sessões: às 19h e às 21h. A expectativa da Funjope é de que mais de 25 mil pessoas acompanhem a encenação do martírio de Jesus.

Segundo Cartaxo, que concebeu o espetáculo para ser narrado a partir do recurso de flashback, as cenas da vida de Cristo terão dois atores como protagonistas: Daniel Porpino (do Grupo Osfodidário), que interpreta o jovem profeta, e Horyebe Ribeiro, que assume o papel durante a via-crúcis.

Ao todo, serão 76 artistas no Ponto de Cem Réis, entre bailarinos e atores como Anna Apolinário (Maria), Betânia da Silva (Maria Madalena) e Jocinaldo Pereira (Pôncio Pilatos).

"Eu tentei tornar a ‘Paixão de Cristo’ o mais real possível", conta Cartaxo, que recorreu a outras adaptações teatrais e cinematográficas dos episódios bíblicos.

FOCO NO MARTÍRIO
"O espetáculo foca no sofrimento de Jesus no calvário. Tudo o que pude, eu coloquei dentro deste contexto", completa o diretor, que começa a narrar a história a partir da sentença da crucificação.

Os ensaios dos núcleos da peça começaram desde a terça-feira e o ensaio geral, com a passagem de luz e som e o figurino do espetáculo, foi realizado ontem.

"O elenco é maravilhoso, tem muita gente experiente do teatro paraibano e jovens com muito talento. O Ponto de Cem Réis também é um lugar ótimo", elogia Cartaxo, que destaca as cenas da tentação, do bacanal e da anunciação como as que estão melhor realizadas pelo grupo.

Pelo quinto ano consecutivo, os figurinos do evento foram confeccionados pela Estação da Moda. A equipe de cinco profissionais que atuou na célula de produção foi coordenada pela figurinista Sanzia Marcia.