Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Márcélia Cartaxo vence como “Melhor Atriz”, por Pacarrete

Filme de Allan Deberton foi o grande vencedor da noite deste domingo (28), com oito troféus.

Marcélia Cartaxo, atriz paraibana | Foto: Pacarrete/Divulgação

A paraibana Marcélia Cartaxo venceu na categoria “Melhor Atriz”, no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A premiação foi pela interpretação da protagonista Pacarrete, no filme de Allan Deberton. O anúncio dos vencedores aconteceu na noite deste domingo (28).

O filme “Pacarrete” foi o grande vencedor da noite, com oito troféus, incluindo o de Roteiro, Trilha Sonora e Melhor Filme do Júri Popular. A premiação aconteceu de forma remota e contou com a entrega de 32 prêmios. Os vencedores receberão os troféus em casa.

Não é a primeira vez que o longa é protagonista em premiações do cinema. Em 2019, “Pacarrete” foi o grande vencedor do Festival de Gramado, levando oito Kikitos, e rendeu a Marcélia mais um prêmio de melhor atriz.

Além de Marcélia Cartaxo, Pacarrete tem no elenco as paqraibanas Soia Lira e Zezita Matos.

O filme conta a história de Pacarrete, interpretada pela atriz Marcélia Cartaxo, uma bailarina idosa que vive em Russas, interior do Ceará e cidade natal do diretor do filme.

Na véspera de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo, mas não é levada a sério pelos moradores e pela prefeitura. De forma sensível e, em alguns momentos, bem humorada, o longa reflete sobre temas como a valorização da cultura local e o envelhecimento das mulheres.