Flama: herói paraibano volta com HQ inédita após quase 60 anos de hiato

O herói criado por Deodato Borges retorna com a HQ ‘O flama e a bússola do destino’. A pré-venda foi anunciada para agosto.

Flama: herói paraibano volta com a HQ inédita após quase 8 anos de hiato

O herói ‘Flama’, criado nos anos 1960, em Campina Grande, pelo quadrinista Deodato Borges, está finalmente de volta. A HQ ‘O Flama e a Bússola do destino’ teve sua pré-venda anunciada para o dia 22 de agosto, através do Catarse. A obra estava praticamente finalizada, mas foi interrompida devido a morte de Deodato, em 2014. A última publicação do personagem foi em 1963.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por MEMY (@memy.media)

Seu filho, o quadrinista Mike Deodato Jr. disse em um evento que participou, em 2018, que não conseguia mais desenhar o personagem do pai. Neste ano, ele é apenas o licenciador da marca. As histórias são de MJ Macedo e as ilustrações são de Débora Caritá.

Flama: herói paraibano volta com HQ inédita após quase 60 anos de hiato

Mike Deodato Jr disse que ainda não se sente pronto para tornar a ilustrar o herói. “Por isso que autorizei a Memy Media a produzir as histórias”.

“Flama está de volta em grande estilo, com a arte maravilhosa de Débora e as histórias cheias de ação e suspense de Macedo. É uma nova visão do personagem, introduzindo personagens novos, mas respeitando o original”, diz Mike Deodato Jr.

Sobre o personagem criado pelo pai, Mike afirma que ele é “um homem misterioso, cuja real origem e motivação é um mistério para todos. Às vezes assume (e utiliza a fortuna) do recluso escritor D.B. Flamel. Às vezes assume outras identidades. Além de sempre estar envolvido no mistério principal, que é fazer o público perceber e entender as pequenas pistas, que cada nova trama fornece, quem é de verdade”, diz Mike Deodato Jr.

 

“Ele é realmente D.B Flamel? Ou só se aproveitou da identidade do herói do rádio e seu escritor? Seus pais foram mortos? Ou ele é de uma ordem secreta que luta contra a injustiça? Ou está se vingando pela perda de seu grande amor? Treinou no Tibet? Ou é veterano de guerra? Ninguém sabe e as poucas informações são contraditórias”, diz Mike Deodato Jr. 

 

Esse é o charme do personagem. Isso faz uma referência direta a origem do personagem e ao fato de nas histórias originais sua real identidade nunca ser explicitamente dita.

Flama não é um herói com superpoderes. De acordo com Mike, durante um painel na CCXP 2018, ele era como o Batman e usava a inteligência e a própria força para combater o crime. “É por isso que eu não consigo mais desenhar o Flama. Me lembro do meu pai, não tem como”, disse. “Pronto, agora vocês já podem dizer que viram o cabra macho da Paraíba chorar. Obrigado por isso. Eu precisava chorar por ele”, disse Mike na época.