Juliette participa de leitura de carta pela democracia com artistas de todo o Brasil

Cantora é a única paraibana num time de peso que se une para defender o respeito ao resultado das urnas em outubro.

Juliette participa de leitura de carta pela democracia. Foto: Reprodução

A cantora Juliette Freire é a única paraibana num grupo de 42 artistas do país que gravaram um vídeo conjunto em defesa da democracia no Brasil. São cantoras e cantores, atrizes e atores, de várias idades, que fazem a leitura da “carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento foi escrito por acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e se transformou num abaixo assinado que já tem mais de 867 mil assinaturas.

O documento não cita nomes, mas foi produzido em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a democracia e contra o sistema de votação. Em mais de uma oportunidade, ele disse, sem apresentar provas, que as urnas eletrônicas são passíveis de fraudes e já deu a entender que não pode não reconhecer o resultado das urnas.

O vídeo foi publicado nesta quarta-feira no Youtube. A artista que inicia a leitura é a atriz e imortal da Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro. Em seguida, aparece uma série de outros artistas, cada qual lendo um pequeno trecho do documento. Fernanda, a propósito, é a única das artistas que aparece em dois momentos diferentes.

Participam do vídeo também nomes como Marisa Monte, Anitta, Paulo Betti, Bruno Mazzeo, Linn da Quebrada, Seu Jorge, Marcos Palmeira, Christiane Torloni, Lázaro Ramos, Milton Nascimenton, Daniela Mercury, Dira Paes, Caetano Veloso, Cláudia Abreu, Nando Reis, Gal Costa, Antônio Fagundes, Chico Buarque e Maria Bethânia.

Nesta quinta-feira (11), quando é comemorado o Dia do Estudante, instituições de várias partes do Brasil vão promover leituras públicas da carta. O dia marca também o aniversário de 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, documento produzido em 1977 pelo jurista Goffredo da Silva Telles Júnior em que repudiava o regime autoritário da ditadura militar brasileira.