CULTURA
A arte sacra da Paraíba
Comemorando o centenário da Arquidiocese da Paraíba, exposição de objetos sacros será aberta nesta quarta-feira (1º) no Centro Cultural São Francisco.
Publicado em 01/08/2012 às 6:00
Começa hoje, às 17h, em João Pessoa, a exposição História do Centenário da Elevação da Diocese da Paraíba à Arquidiocese e Sede Metropolitana.
A mostra de objetos sacros comemora os 100 anos da arquidiocese da Paraíba na ala superior do Centro Cultural São Francisco, no Centro, e ficará em cartaz até 2014.
Dividida em quatro seções ('História do seminário', 'dioceses', 'bispo' e 'arte sacra'), a exposição organizada pela Comissão Histórica e Patrimonial do 1º Sínodo Diocesano evidencia a trajetória centenária da arquidiocese a partir das peças, imagens, móveis, documentos e fotos à vista do público.
Entre as relíquias sagradas, encontra-se o cálice de prata dourada utilizado pelo primeiro bispo da Paraíba, dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, nomeado arcebispo dia 14 de julho de 1914.
Há também vestígios de altares das igrejas restauradas ou demolidas pela arquidiocese no passado, além de uma imagem do século 18 de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do seminário, e um sacrário da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Comentários