icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'A árvore da vida' leva a Palma de Ouro em Cannes; veja vencedores

Filme é dirigido por Terrence Malick e estrelado por Brad Pitt. Kirsten Dunst e Jean Dujardin levaram os prêmios de atuação.

Publicado em 22/05/2011 às 15:40

Do G1

O filme "A árvore da vida", do diretor americano Terrence Malick, levou a Palma de Ouro, o principal prêmio de Festival de Cinema de Cannes, neste domingo (22). A produção é protagonizada por Brad Pitt e Sean Penn e marca a volta de Malick ao cinema após seis anos sem produzir um longa-metragem.

Os prêmios de atuação foram para Kirsten Dunst, por "Melancolia", e Jean Dujardin, por "The artist". O diretor americano Nicolas Winding Refn foi eleito o melhor desta edição de Cannes, por "Drive".

O júri desta temporada do festival foi presidido pelo ator Robert De Niro e teve entre os jurados os atores Uma Thurman e Jude Law.



História de fé

"A árvore da vida", o grande vencedor do Festival de Cannes 2011, narra basicamente duas histórias em paralelo. A mais prosaica trata da criação de uma família americana dos anos 50 numa cidadezinha típica do período. A mãe, interpretada por Jessica Chastain, esforça-se para educar os três filhos meninos com valores de amor e religião. O pai (Pitt), linha-dura e agressivo, tenta impor os seus através de disciplina e opressão.

Sean Penn é o filho mais velho dos O'Brien e quem puxa a linha narrativa dessa história, de trás para frente, do momento da notícia da morte prematura de um dos irmãos voltando até o nascimento e a infância das crianças.

Refletindo, possivalmente, as próprias dúvidas religiosas da mãe, que sofre para entender "por que o Deus que dá é o mesmo Deus que tira" a vida de seu filho, o cineasta reajusta seu foco para o macro e encadeia longas - e belíssimas - sequências sobre a criação do universo, da formação geológica ao surgimento da vida na Terra.

Acompanhadas de uma trilha operística grandiloquente, as cenas lembram Stanley Kubrick e sua "Odisseia no espaço" mas remetem também e principalmente ao fascínio de Malick por filmar a natureza em sua breve e concisa filmografia - depois de sua estreia na década de 70 com "Terra de ninguém" e "Cinzas no paraíso", ele ficou 20 anos sem lançar nenhum filme antes de voltar com "Além da linha vermelha", em 1998, e "Mundo novo", em 2005.

"A árvore da vida" - que irá chega ao Brasil em 24 de junho - estava previsto para estrear em Cannes no ano passado, mas não ficou pronto no prazo.

Confira a lista completa dos premiados no Festival de Cannes 2011:


Palma de Ouro: "A árvore da vida", de Terrence Malick (EUA);
Atriz: Kirsten Dunst, por "Melancolia";
Ator: Jean Dujardin, por "The artist" (FRANÇA);
Diretor: Nicolas Winding Refn, por "Drive" (EUA);
Roteiro: "Footnote", de Hearat Shulayim;
Grande prêmio: "Garoto de bicicleta" e "Once upon a time in anatolia" (TURQUIA), de Nuri Bilge Ceylan;
Curta-metragem: "Cross country", de Marina Vroda;
Prêmio Câmera de Ouro (para diretor estreante): "Las acacias", de Pablo Giorgelli;
Prêmio de júri: "Polisse", de Maiwenn Le Besc (FRANÇA).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp