CULTURA
A biografia de um historiador
Trajetória do Historiador José Fernandes Lima é lembrada em livro do desembargador Marcos Cavalcanti; obra será lançada nesta quarta-feira (4).
Publicado em 04/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:05
A produção literária do desembargador Marcos Cavalcanti está em plena efervescência. Depois de tecer um olhar sobre a arte sacra paraibana em seu livro anterior, lançado em julho, o imortal da Academia Paraibana de Letras assina hoje o mais recente em João Pessoa: Centenário de Nascimento do Historiador José Fernandes Lima.
O evento será hoje, às 17h, no Tribunal de Justiça da Paraíba(TJPB). A obra será apresentada pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP), Joaquim Osterne Carneiro, que é também autor do prefácio do livro. O ex-secretário de Estado João Laércio Gagliarde Fernandes de Lima falará em nome da família do homenageado.
O historiador José Fernades de Lima (1912-1999) foi governador da Paraíba, deputado estadual e ocupou a cadeira nº 22 no IHGP. Como Marcos Cavalcanti explica no material de divulgação do livro, a ideia de escrevê-lo surgiu depois de um discurso que o desembargador fez na instituição histórica, no ano passado.
"A partir daquele discurso de centenário que eu fiz, transformei numa plaquete e que, em seguida, virou o livro que vou lançar", explica Cavalcanti, que também é de Mamanguape (na Zona da Mata, a 62 quilômetros da capital), onde José Fernandes de Lima nasceu.
Além de entrevistas com os familiares do ex-governador, a publicação reúne imagens do acervo pessoal de José Fernandes de Lima. Até o fim do ano, Marcos Cavalcanti pretende lançar outras duas obras: uma delas sobre a história da APL.
Comentários