icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A dupla beleza francesa

Produções franceses 'Jovem e Bela' e 'Os Belos Dias' entram em cartaz nesta sexta-feira (20) no CinEspaço de João Pessoa.

Publicado em 20/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 14:35

Apesar de muito raro no circuito nacional – principalmente no paraibano, salvo a edição anual do Festival Varilux –, o cinema francês está em alta: além da consagração em Cannes do Azul é a Cor Mais Quente (ainda inédito no Estado) com a Palma de Ouro, estreia no CinEspaço de João Pessoa duas produções do país de Godard a partir desta sexta-feira.

Como bom e despudorado cinema europeu, ambos tratam a intimidade com cigarro e entre lençóis. O novo filme de François Ozon (que teve seu Dentro da Casa exibido por aqui este ano na Mostra Fugindo do Carnaval) fala da primeira experiência sexual e suas consequências.

Em Jovem e Bela (Jeune & Jolie, França, 2013), que leva ambos os adjetivos do título é uma garota de 17 anos chamada Isabelle (a estreante Marine Vacth). Mesmo tendo uma boa condição financeira de sua família, ela resolve largar tudo para se tornar prostituta.

Exibido na programação oficial do Festival de Cannes este ano, o filme traça uma jornada – que, pelo perfil do diretor, não deverá ser ‘moralista’ – onde a jovem e bela Isabelle usa suas experiências sexuais para melhor compreender a si mesma e seu corpo.

Se Bela e Jovem mostra uma protagonista decidida na flor da idade, Os Belos Dias (Les Beaux Jours, França, 2012) mostra uma senhora que não sabe bem o que fazer quando decide se aposentar do ofício de dentista.

Interpretada pela sexagenária Fanny Ardant – atriz veterana que já trabalhou em 8 Mulheres, filme do François Ozon da outra estreia e longas de Truffaut (A Mulher do Lado, De Repente, Num Domingo) –, a aborrecida personagem principal tenta fugir da mesmice cotidiana em um clube da terceira idade.

Isso acarreta no início de um relacionamento amoroso com o professor de informática do clube (Laurent Laffite, de A Espuma dos Dias), muito mais jovem que ela.

Entre a aventura amorosa com sexo causal da ex-dentista, o marido dela (o também sessentão Patrick Chesnais, de Sejam Muito Bem-Vindos) vai fazer o que for necessário para salvar o casamento.

Numa entrevista de lançamento do filme, tanto a diretora quanto a atriz revelaram que queriam evitar o estereótipo da mulher madura sedutora que ataca jovens rapazes.

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Depois de Elysium e Gravidade, o ciclo de ficção científica se fecha este ano com a estreia de Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game, EUA, 2013), filme baseado no best-seller homônimo de Orson Scott Card.

Nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande, o longa-metragem se passa em um futuro próximo, onde a raça extraterrestre denominada Formics ataca a Terra. Se não fossem pelos lendários atos heroicos do Comandante da Frota Internacional, Mazer Rackham (Ben Kingsley, de A Invenção de Hugo Cabret), tudo estaria perdido.

Ender's Game traz o eterno Han Solo (e Indiana Jones) de volta ao espaço: Harrison Ford encarna o coronel Graff, que vai selecionar um novo talento como Mazer para combater uma próxima investida dos hostis alienígenas.

Ender Wiggin (Asa Butterfield, também de A Invenção de Hugo Cabret), um garoto tímido e potencialmente um brilhante estrategista é retirado da escola para se juntar à elite no treinamento.

Dirigido por Gavin Hood (X-Men Origens: Wolverine), a produção ainda conta no seu elenco Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine), Hailee Steinfeld (Bravura Indômita, a versão dos irmãos Coen) e Viola Davis (Histórias Cruzadas).

SONHADOR GLOBAL

Cinco anos depois de Trovão Tropical, o ator Ben Stiller volta à direção em A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013), que estreia nesta sexta-feira em João Pessoa e Campina Grande.

Protagonizado pelo próprio Stiller, o longa-metragem acompanha a vida de um pacato e tímido homem comum, gerente de uma loja de produtos fotográficos, que cria fantasias em sua imaginação enquanto realiza suas tarefas cotidianas. Um mundo que gira em torno dele, cheio de heroísmo, romance e ação.

Quando um negativo desaparece, ameaçando o trabalho ao lado de sua colega (Kristen Wiig, de Missão Madrinha de Casamento), ele é obrigado a embarcar em uma aventura real pelo globo, fora das fronteiras de sua imaginação.

Baseado em um conto publicado em 1939 pelo escritor norte-americano James Thurber, A Vida Secreta de Walter Mitty já tinha ganhado uma versão cinematográfica em 1947, intitulado O Homem de 8 Vidas e dirigido por Norman Z. McLeod (Os Quatro Batutas).

Roteirizado por Steve Conrad (À Procura da Felicidade), o filme tem a fotografia assinada por Stuart Dryburgh (O Piano, A Tempestade) e nomes como David Bowie a Arcade Fire na trilha musical.

Shirley MacLaine (A Feiticeira), Adam Scott (Solteiros Com Filhos) e Sean Penn (Milk) também estão no elenco.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp