CULTURA
A esperança equilibrista: filme sobre Betinho será exibido em João Pessoa
Mostra Cinema e Direitos Humanos está sendo realizada gratuitamente até o próximo sábado, na Sala Aruanda da UFPB.
Publicado em 08/12/2015 às 8:00
A trajetória do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), é a atração principal desta terça-feira na 10ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, que está sendo realizada gratuitamente até o próximo sábado, na Sala Aruanda do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA-UFPB), em João Pessoa.
Às 19h, será exibido o curta-metragem documental Abraço de Maré (2013), Victor Ciriaco, que mostra a vida de uma família ribeirinha, cuja casa de taipa fica às margens do Rio Potengi (RN).
Dirigido por Victor Lopes (de As Aventuras de Agamenon, o Repórter), o documentário Betinho: A Esperança Equilibrista (2015) acompanha a trajetória do sociólogo desde seu nascimento, em Bocaiúva, no Sertão mineiro, até 1997, quando morre vítima das complicações da Aids, doença que o vitimou através de uma das transfusões de sangue a que se submetia periodicamente devido à hemofilia.
O ativista lutou contra as injustiças, sendo obrigado a se exilar no começo dos anos 1970, sendo homenageado como "o irmão do Henfil" na canção 'O Bêbado e a equilibrista' (composta por João Bosco e Aldir Blanc), eternizada na voz de Elis Regina (1945-1982).
Quando voltou na Abertura Política, fundou junto com os economistas Carlos Afonso e Marcos Arruda o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e, nos anos 1990, criou a ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
Comentários