icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A fortuna da temporada

Deus da Fortuna, peça do Coletivo de Teatro Alfenim, encerra neste sábado (9) e domingo (10) a longa temporada de reestreia do espetáculo.

Publicado em 09/06/2012 às 6:00


Foram quatro meses em cartaz, todos os sábados, às 20h, e domingos, às 17h, na Casa de Cultura Cia. da Terra, em João Pessoa.

O Deus da Fortuna, peça do Coletivo de Teatro Alfenim, encerra hoje e amanhã a longa temporada de reestreia de um espetáculo que integra o Alfenim em Repertório, projeto aprovado pelo prêmio Myriam Muniz no ano passado.

Como parte das atividades do projeto, que prevê uma temporada de um mês do grupo em São Paulo, o coletivo dirigido por Márcio Marciano promove a partir da próxima segunda-feira o seminário 'Teatro e Sociedade: o Papel da Dramaturgia Contemporânea', evento ocupa o Auditório Verde do Espaço Cultural com palestras sobre o tema.

Na segunda, a partir das 17h, os convidados são o escritor Bráulio Tavares e a professora Eliane Lisboa. O bate-papo entre os dois será mediado pelo jornalista Astier Basílio. Na terça, a agenda segue com um debate entre os professores do Departamento de Artes Cênicas da UFPB Paulo Vieira e José Tonezzi.

A terceira passagem do Alfenim pela capital paulista será marcada por uma pequena mostra do repertório do grupo, que em 2009 apresentou Quebra Quilos na 4ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo e, no ano seguinte, voltou à pauliceia com Milagre Brasileiro, o que lhe rendeu indicação ao Prêmio Shell de melhor música em 2011.

Três peças serão apresentadas ao público paulistano: O Deus da Fortuna, Milagre Brasileiro e a intervenção urbana Histórias de Cem Réis.

Quando voltar de viagem, Marciano pretende montar um monólogo com a atriz Zezita Matos: Brevidades.

Será a primeira incursão da veterana no monólogo, ela que atualmente está gravando o curta-metragem Catástrofe ou A Fabulosa História da Mulher que Engoliu um Terremoto, dirigido por Gian Orsini.

Baseado em um conto da escritora Débora Ferraz, a ficção reflete sobre a velhice, tema que coincide com o argumento de Márcio Marciano.

Outro projeto do Alfenim para o segundo semestre é a realização da Mostra Paraibana de Dramaturgia Contemporânea, na qual o grupo encenará cinco textos produzidos no Laboratório Paraibano de Dramaturgia Contemporânea, atividade que começou em maio na UFPB e quer revelar novos talentos na área da produção textual para as artes cênicas.

Em abril, o Alfenim lançou o caderno de apontamentos do espetáculo Milagre Brasileiro, que foi lançado em João Pessoa com uma palestra da professora e historiadora Regina Behar.

Segundo Marciano, já estão sendo preparados os cadernos de apontamentos dos outros espetáculos e uma experimentação em DVD com imagens da peça Histórias de Sem Réis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp