CULTURA
A imortalidade do pincel
Com 24 votos, artista plástico Flávio Tavares é eleito o mais novo imortal da Academia Paraibana de Letras (APL).
Publicado em 08/12/2012 às 6:00
O artista plástico Flávio Tavares foi eleito o mais novo membro da Academia Paraibana de Letras (APL). O candidato superou o poeta Antônio Mariano conquistando 24 dos 26 votos apurados na eleição realizada ontem na sede da APL, em João Pessoa.
"A felicidade é traduzida por momentos como esse", comentou Tavares recebendo os cumprimentos dos acadêmicos. "Uma vitória expressiva como essa me dá muito orgulho e me sinto na responsabilidade de ser o primeiro artista plástico na APL desde o patrono Pedro Américo", completou, elogiando a postura correta do concorrente Antônio Mariano: "Ele foi muito digno, admiro muito a poesia dele".
Segundo o escritor Juarez Farias, presidente da comissão eleitoral, 12 acadêmicos justificaram seus votos por estarem ausentes da capital.
De acordo com o presidente da APL, Damião Cavalcanti, a posse de Flávio será realizada antes do dia 11 de janeiro, quando está programada a eleição para outra vaga da APL, deixada pelo escritor Joacil de Britto (morto em agosto).
Flávio Tavares ocupará a cadeira 14, anteriormente ocupada por Ronaldo Cunha Lima (morto em julho) e que tem Eliseu César como patrono.
Durante a corrida pela vaga, Flávio chegou a retirar sua candidatura, a exemplo do que fez em 2008, quando estava cotado para o posto hoje pertencente a José Nêumanne Pinto.
O candidato Antônio Mariano informou à reportagem que, por ora, vai deixar o projeto de ingressar na APL 'em banho-maria': "Não serei um incansável perseguidor da imortalidade", disse ele. Flávio Tavares afirmou que, como novo imortal, pretende lutar pela construção de museus e escolas de arte no Estado.
Comentários