icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A pirataria dourada

Produções indicadas ao Oscar e ainda inéditas nas salas de cinema do Estado já podem ser encontradas em cópias piratas em João Pessoa.

Publicado em 22/01/2013 às 6:00


Apesar do esforço das distribuidoras de combater a pirataria, o mercado clandestino segue com seus mecanismos para comercializar ilegalmente – e prematuramente – os futuros lançamentos em DVD.

Uma das ‘vítimas’ recorrentes no começo do ano são os indicados ao Oscar. Os filmes que concorrem nas principais categorias de premiação da Academia de Hollywood já se encontram nos mostruários das ruas ou nas prateleiras das lojas do shopping popular Dorgival Terceiro Neto, vulgo Terceirão, no centro de João Pessoa (com um preço médio de R$ 2,00 cada).

A cerimônia de entrega acontece no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Um bom exemplo é a categoria de Melhor Filme (que se ‘expande’ para as outras nominações principais): dos nove longas-metragens indicados, apenas dois ainda não são comercializados por apresentarem “imagem de cinema”, como afirma um vendedor do Terceirão que não quis se identificar. São arquivos disponíveis na internet com baixa qualidade de reprodução em virtude de ser gravado clandestinamente por uma câmera diretamente em uma sessão de cinema.

As produções da categoria principal da 85ª edição do Oscar que estão disponíveis em qualidade de DVD são Lincoln (que possui 12 indicações), As Aventuras de Pi (com 11 nomeações), Argo (sete indicações), Amor, A Hora Mais Escura, Django Livre (esses três presentes em cinco categorias), e Indomável Sonhadora (com quatro indicações). Por enquanto, apenas o musical Os Miseráveis e a comédia O Lado Bom da Vida, ambos presentes em oito categorias, ainda não se encontram no mercado negro.

AINDA INÉDITOS NA PB
Estão em cartaz nos cinemas paraibanos Argo e As Aventuras de Pi. Filmes que poderiam estrear nas suas datas oficiais para inibir a comercialização da pirataria – como Django Livre, A Hora Mais Escura e Amor, que foram lançados no último dia 18 – ainda não estão em exibição por aqui.

O drama histórico de Spielberg, Lincoln, tem data de estreia nesta próxima sexta-feira. Os Miseráveis entra em cartaz dia 1º de fevereiro. Já O Lado Bom da Vida e Indomável Sonhadora serão lançados no Brasil dia 8 do próximo mês.

Entre outras curiosidades, os longas que não estão disputando como Melhor Filme, mas se encontram em outras seções, estão presentes no acervo pirata. O Voo que teve duas indicações (Melhor Ator para Denzel Washington e Roteiro Original) e O Impossível (que já saiu em cartaz nos cinemas daqui) tem a Naomi Watts nomeada como Melhor Atriz.

Já O Mestre, quase ignorado pela Academia, porém presente em três categorias (Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Ator e Atriz Coadjuvantes para Philip Seymour Hoffman e Amy Adams) ainda não se encontra clandestinamente.

Até categorias mais específicas do Oscar, como o de Língua Estrangeira, não é perdoado pela pirataria: além do austríaco Amor, também se encontra o dinamarquês O Amante da Rainha.

Em contrapartida da venda de material ilegal, que está longe de acabar por haver oferta e procura, o consumidor poderá reivindicar através das mídias sociais na internet ou diretamente com as redes de cinema para ficarem atentas aos lançamentos desses filmes no Estado, considerando que as cópias piratas podem causar danos aos aparelhos e leitores de DVD.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp