CULTURA
A poesia popular de A a Z
'Dicionário Temático de Poesia Popular Nordestina' do escritor Rui Vieira, será lançado em recital, que acontece nesta terça-feira (22) na capital.
Publicado em 22/05/2012 às 6:30
Mais de mil temas, distribuídos em 3 mil estrofes de 400 poetas.
Os números fazem do Dicionário Temático de Poesia Popular Nordestina (Maxgraf, 416 páginas, R$ 40) uma das obras mais completas de um gênero já explorado por referências como Otacílio Batista e Fernando Linhares.
O autor, Rui Vieira, lança hoje obra em noite com recital na sede do Sindicato dos Bancários, em João Pessoa.
"O que destaca o livro dos demais, como a Antologia Ilustrada dos Cantadores (de Batista e Linhares) é que ele (o dicionário) não procura se focar tanto na região do Pajeú", aponta Vieira, que desde os 14 anos já escreve poesia popular e escreveu outros dois livros: O Grito (1996) e Baú da Putaria (2002).
Projeto que foi classificado em 4º lugar no Prêmio Literatura de Cordel - Edição Patativa do Assaré, lançado pelo MinC em 2010, o Dicionário Temático de Poesia Nordestina contem verbetes de A a Z, abrangendo o horizonte temático da poética popular.
Por exemplo: no verbete 'Defesa', o poema escolhido é o famoso 'Habeas Pinho', de Ronaldo Cunha Lima.
"O livro tem ainda outras quatro partes: uma homenagem aos ícones celebrados pela poesia popular, como Zé Laurentino, Luiz Gonzaga e Lampião; um glossário com palavras de vertente regional; uma iconografia com entrevistas minhas com Ariano Suassuna, Patativa de Assaré e Zé Laurentino; e uma bibliografia com as principais obras consultadas", conta Vieira, que também é jornalista e bancário aposentado.
Natural de Remígio, Rui Vieira já havia lançado seu dicionário em março em Campina Grande, cidade onde vive atualmente.
Comentários