icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A versatilidade dos macacões

Peça única pode ser usada de inverno a verão, de dia até de noite, no trabalho ou em festas; variação do tecido dita estilo.

Publicado em 26/05/2013 às 14:35 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:07


Peça atemporal do guarda-roupa feminino, o macacão é um item do vestuário prático, versátil e fácil de usar. Podendo ser usado tanto de dia como à noite, ele também cabe em qualquer clima e estação do ano, seja no inverno ou verão.

O macacão pode ser confeccionado em vários tipos de tecido e da maneira que sua imaginação permitir. Dependendo do corte e modelo, a mulher pode usá-lo no seu cotidiano.

No inverno, ele pode ser feito com tecidos mais quentes e fechados. Já o comprimento das mangas, pode e deve aumentar. E pra ficar mais quentinha, basta acrescentar ao look uma jaquetinha jeans ou de couro.

No verão, por ser um item versátil, o macacão pode se transformar em macaquinho. Com tecidos mais fluídos e leves e com estampas mais floridas e tropicais, você também pode arrasar na produção, combinando com acessórios coloridos como colares, pulseiras e maxibrincos.

Em produções diurnas, ele é um aliado prático para quem vive na correria do dia a dia e, por ser uma peça única, nos poupa tempo na hora de sofrer pensando nas infindáveis possibilidades de combinação, bastando apenas ter cuidado na hora de escolher os acessórios como sapatos e bolsas.

Para a consultora de moda Fabiana Gadelha, o macacão é uma peça fundamental em nosso guarda roupa, que além do conforto e praticidade, nos remete muita elegância e estilo e, ao contrário do que muita gente pensa, o macacão pode ser usado tanto por baixinhas e cheinhas, quanto por altas e magras. Só precisando ficar atenta a algumas regrinhas básicas de proporção.

“O macacão é uma peça coringa do nosso guarda-roupa, pois podemos usá-lo em qualquer ocasião, desde o trabalho de dia até uma produção mais glamourosa à noite que permita abusar dos tecidos finos e dos brilhos”, esclareceu Fabiana Gadelha.
As mais cheinhas, podem e devem usar a peça sem medo, investindo em um macacão mais sequinho, que não crie muito volume. Basta fugir de modelos, muito justos e evitar estampas muito grandes, pois elas aumentam a silhueta. Dê preferência também a usar sapatos mais altos, para alongar o visual.

Já as magrinhas, estão totalmente liberadas. Mas, se ainda sim a mulher tiver pouca cintura, é válido investir em peças mais acinturadas ou tentar marcar essa parte do corpo com um cinto.
A peça também é bem vinda ao trabalho ou em ambientes mais formais. Nesse caso, prefira modelos de alfaiataria com tecidos como o linho ou malharia com caimento mais pesado por exemplo. Para as estampas e a cartela de cores, escolha as mais discretas. Você também pode usar seu macacão até com um blazer por cima, complementando seu look profissional.

Para um passeio informal ao shopping ou um fim de tarde com as amigas, seu companheiro de todas as horas pode ser usado praticamente de todas as maneiras. As jardineiras (variação do macaquinho, só que sem as mangas) também são uma ótima pedida e dão um ar mais leve e descontraído a produção. Os de malha, estampados com flores e até os jeans são uma boa e divertida opção.

Na loja Jet Set, que fica no bairro do Bessa, em João Pessoa, por exemplo, é possível encontrar alguns modelos citados, tanto para produções informais do dia a dia, como para ocasiões que pedem uma maior formalidade e também para looks mais poderosos que podem ser usados à noite.

COM PRODUÇÃO CERTA, PEÇA FICA SOFISTICADA

Para as fashionistas mais ousadas e que estão cansadas dos vestidos de gala tradicionais, o macacão também é um forte aliado para inovar seu visual e transformar você no centro das atenções.

Em eventos importantes e até em tapetes vermelhos, vale ressaltar que os macacões têm ganhado cada vez mais espaço na preferência de mulheres com personalidade e atitude, que querem sair do tradicionalismo dos vestidos de gala.

Celebridades nacionais como Carolina Dieckmann, Grazi Massafera, Letícia Birkheuer e Alinne Moraes vira e mexe são vistas à noite usando macacão. Já as estrelas internacionais como Rihanna, Beyocé, Katie Holmes, e Kristen Stewart também são adeptas à peça em produções mais glamourosas.

Em ocasiões desse porte, os tecidos usados devem ser mais nobres e podem ser desde os mais estruturados como tafetá e chantum aos mais fluídos e maleáveis como renda e seda. O brilho dos paetês e bordados também enriquecem a produção.
Modelos tomara-que-caia, frente única e de um ombro só trazem sensualidade ao look, mas sem perder a sofisticação e elegância exigida a eventos de gala. As cores em geral são monocromáticas, ou seja, de uma cor só, e podem ser desde o pretinho, passando pelo off- white e chegando nas cores fortes e vibrantes.

Deve-se ter um cuidado a mais na hora de escolher os acessórios. Saltos poderosos, carteiras de mão metalizadas ou em tonalidades contratantes com o resto do look, brincos, pulseiras e colares mais elaborados e luxuosos são os companheiros ideias na hora de fazer bonito em uma produção a rigor.

Democrático, original, de uso fácil, prático. Um coringa eterno que, independente do vai e vem das tendências e do mercado, sempre pode ser usado em qualquer situação ou estação. Vai bem do trabalho à balada. Do casual à festa de arromba. São por essas e outras qualidades que sempre vale a pena ter um macacão em seu guarda roupas.

COMO USAR

Modelos mais largos podem ser usados soltinhos ou afivelados com cintos ou amarrados com a cintura marcada;
Se você está acima do peso, uma boa pedida é usar os modelos mais soltinhos que contornem a silhueta do corpo. Mas cuidado, os folgados demais também podem engordar;
As estampas florais são uma ótima opção, mas se você é mais gordinha, escolha as de estampa pequena com fundo escuro;
Personalize sua produção com acessórios. Os da vez são os grandes como maxicolares, maxibrincos. Eles estão com tudo e darão um toque a mais no seu visual;
Macacões são perfeitos para alongar a silhueta, portanto, baixinhas e gordinhas podem e devem usar;
Mulheres com o quadril fino podem usar os modelos com perna afuniladas. O oposto serve para as de quadril largo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp