icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A visão de um sertanejo

Jornalista Linaldo Guedes lança livro 'Metáforas para um duelo no Sertão' nesta quarta-feira (8), no Terraço Brasil.

Publicado em 08/02/2012 às 6:30


“Apesar de escrito na capital, não deixa de ser a visão de um sertanejo”, afirma o jornalista paraibano Linaldo Guedes, que lança nesta quarta-feira, em João Pessoa, a coletânea de poemas Metáforas para um Duelo no Sertão (Editora Patuá, R$ 25,00).

O lançamento da obra acontece no Terraço Brasil, em Cabo Branco, com a apresentação do também jornalista e poeta Astier Basílio e performances dos poemas do autor pela atriz Suzy Lopes.

"Como já diz o título, o tema básico é o Sertão", explica o poeta, nascido em Cajazeiras. "São 106 poemas que remontam as minhas raízes e marcaram as minhas memórias", complementa.

Nas reminiscências de Linaldo, situações e costumes de sua terra natal, como a religião e a família, além da ode ao Açude Grande, que 'abraça' a cidade e compõe o cenário do pôr-do-sol, chegando "à visão do mundo hoje."

O prefácio da obra, assinado pelo poeta Antônio Mariano, testemunha a militância poética do paraibano por duas décadas até chegar à Metáforas para um duelo no Sertão. “Ávida de poesia, a pessoa lírica do habitante Linaldo Guedes vê mais.

Sem maniqueismo e ilusão de jardins sempre floridos. A vida em literatura, essa Guerra (quase) sem testemunhas para lembrar Osman Lins, um dos caros pensadores do ofício de escrever", escreve Mariano. "Cultua uma poesia simples, sem grandes laivos de invenções, malabarismos de linguagem. Em sua maioria, seus poemas são fluentes, impulsivos, predominantemente coloquiais.”

"A poesia de Linaldo Guedes tem vida, nome, história, o que é algo raro de se ver hoje em dia em tempos de poesia metalinguística", define Astier Basílio na orelha da edição.

POESIA BLOGUEIRA
O autor cajazeirense frisa que o livro não é apenas especificamente do Sertão. Existe também poemas de cunho erótico e social, apesar de sempre linkar a visão do sertanejo em relação ao mundo.

Linaldo recorda que alguns poemas da coletânea estavam engavetados muito antes de lançar seu primeiro livro do gênero, Os Zumbis Também Escutam Blues, em 1998. Percebendo a conexão com o tema, englobou no Metáforas para um Duelo no Sertão.

Muitos poemas que estão presentes na edição também se encontram disponíveis no seu blog (linaldoguedes.blog.uol.com.br), mas com algumas mudanças e revisões, segundo o próprio.

O poeta deverá lançar a obra em Campina Grande, Cajazeiras, Recife (PE) e também em Brasília (DF), mas as datas e locais serão planejados depois do Carnaval.

A única cidade confirmada para levar sua poética sertaneja é a 'terra da garoa'. O lançamento se dará na Casa das Rosas, na capital paulista, no dia 25 de março.


Serviço
• Metáforas para um duelo no Sertão, de Linaldo Guedes. Lançamento no Terraço Brasil (Av. Cabo Branco, 1870, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – tel.: 3247-5030), hoje, 20h. Preço do livro: R$ 25,00.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp