CULTURA
Acervo do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora é transferido para João Pessoa
Família do artista morto em 2014 alega que o Governo de Pernambuco não apresentou proposta para cuidar do acervo.
Publicado em 16/03/2022 às 21:22
Um total de 179 obras do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora começaram a ser enviadas para João Pessoa nesta quarta-feira (16), cidade que vai abrigar o acervo em um memorial em homenagem ao artista.
O acordo firmado entre o Governo da Paraíba e a família do artista, morto em 2014 aos 90 anos, foi firmado em 2018, depois que o Governo da Paraíba não se mobilizou para acolher as obras.
À época, a família do artista plástico alegou que estava com dificuldades de manter o casarão em que o artista morou durante quase toda a sua vida, no Recife, e aonde estavam guardadas as obras.
Os herdeiros de Abelardo da Hora também disseram, na época, que houve propostas nacionais e internacionais para doação do acervo, mas queriam manter as obras o mais perto possível de sua terra natal. Como eles alegam que o Governo de Pernambuco não apresentou uma solução para manter as obras no estado em condições definitivas, a escolha por João Pessoa tornou-se viável.
Por meio de nota da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Governo de Pernambuco, uma proposta de permanência do acervo em Recife chegou a ser enviada à família em 2018, de forma que eles encaram com "incredulidade" a transferências das obras para a capital paraibana.
Comentários